A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) vai dar início até fevereiro às operações de seu novo hub logístico nos Estados Unidos, em Dellaware, com o intuito de expandir as entregas de café no país, que são os maiores consumidores da bebida no mundo.
O hub, que é o primeiro do setor cafeeiro do Brasil nos EUA, será formado por uma unidade da cooperativa chamada Expocacer USA e parceiros, que ficarão responsáveis pela importação de cafés produzidos pelos cooperados no Brasil, desembaraço aduaneiro e transporte até armazéns americanos, onde o grão será estocado.
Essa é uma das estratégias da cooperativa em 2024 para superar em até 20% o recorde de comercialização registrado no ano passado, de 1,3 milhão de sacas de 60 quilos, somando as vendas para os mercados interno e externo.
“A Expocacer tinha dificuldade de fazer chegar aos EUA pequenos volumes de café. Aquele comprador que queria 20 ou 30 sacas não podia ser atendido porque era um volume muito pequeno para importação. Com o hub, só o atendimento a esses pedidos fracionados já permitirá um aumento de ao menos 10% no volume comercializado para aquele país”, afirmou Simão Pedro de Lima, diretor superintendente da cooperativa.
Segundo o executivo, o primeiro contêiner será enviado com 320 sacas de 60 quilos de café especiais. Nessa primeira leva, todo o volume já está previamente negociado com compradores. No entanto, a ideia para os próximos envios é ter volumes excedentes para que o cliente consiga adquirir à vista o grão disponível nos armazéns.
“Nossa expectativa inicial é embarcar de quatro a cinco contêineres por mês e, no primeiro ano de operação, trabalhar exclusivamente com os cafés especiais no hub, cuja demanda está crescendo nos EUA”, disse. O foco é chegar aos consumidores localizados tanto na Costa Leste como na Costa Oeste, como Flórida, Nova York, Texas, Califórnia e outros.
Apesar desse esforço nos negócios dos cafés especiais, Lima afirmou que a cooperativa também poderá continuar com as exportações do grão convencional, que já são realizadas por fora do hub, diretamente para os clientes.
Atualmente, até 15% do total exportado pela Expocacer vai para os Estados Unidos, entre cafés especiais e convencionais.
Além do mercado americano, a demanda pelo café brasileiro no exterior está em ascensão, segundo Lima, principalmente para os especiais. União Europeia, Japão e Coreia do Sul são compradores tradicionais, mas China e Índia, por exemplo, têm aumentando as importações do produto brasileiro.
“A nossa meta para este ano de comercialização no mercado interno e externo, só de especiais, é de 100 mil sacas. No ano passado foram 80 mil sacas. Seria um aumento de 25%, e não só pelo hub”, projetou o executivo.
Para os próximos anos, a expectativa da cooperativa é elevar a participação das exportações nas vendas de 40% para 60% .
A Expocacer foi criada em 1993, em Patrocínio (MG), e tornou-se a maior cooperativa cafeeira do Cerrado Mineiro. Cerca de 700 produtores são cooperados, sendo 400 de pequeno porte. Os cafés produzidos vão para mais de 30 países.
Fonte: Globo Rural