A área de Responsabilidade Social e de Engenharia da Coop tiveram um papel fundamental na montagem do laboratório de consumo do Colégio Embraer de São José dos Campos, inaugurado na quinta-feira (23/2). O espaço faz parte da disciplina Políticas Públicas e Consumo Consciente, que integra o Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Embraer.
Batizado pelos estudantes de Consumo Smart, o laboratório possui 31 m², simula o autosserviço de um supermercado, conta com gôndolas, ilha self, checkout, identificador de preços, além de layout e comunicação visual aderentes aos temas que serão trabalhados com os alunos.
Segundo o diretor do Instituto Embraer, André Tachard, o laboratório chega para reforçar o aprendizado teórico e prático dos 300 alunos, 80% deles de baixa renda, sobre mercado financeiro, controle de gastos, custos, impostos, consumo consciente e outros temas.
“Além de trabalhar a disciplina do consumo consciente, que é um dos nossos temas materiais, o laboratório está alinhado ao pilar Coop Faz Bem pra Educação, que busca desenvolver parcerias educativas e de formação para valorizar as comunidades”, explica Priscila Teixeira, analista de responsabilidade social
Durante a inauguração do espaço, a coordenadora de Comunicação Corporativa e de Responsabilidade Social da Coop, Luciana Benteo, destacou a satisfação de poder abraçar e contribuir com esse importante projeto, que reforça os princípios cooperativistas de educação e a integração com a comunidade.
O projeto é resultado de uma união de esforços que começou com um grupo de voluntários, composto de colaboradores da área de Procurement da Embraer, que buscava se engajar e contribuir com causas sociais do Instituto Embraer.
Após a definição de como seria o espaço, a Coop foi procurada, por meio da área de Responsabilidade Social, que articulou a parceria e integrou a equipe de engenharia, a qual elaborou o projeto. Em seguida, a Engenharia convidou a empresa Midas Visual, um dos fornecedores habituais da Coop, para se engajar na causa voluntária e criar a arte da comunicação visual do espaço, levando em conta o nome, os grafismos e as cores definidos pelos alunos.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, um atacarejo em São José dos Campos e 73 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.
Fonte: Imprensa COOP