Abrir um negócio é uma iniciativa que demanda muitas decisões. Área de atuação, público-alvo, planejamento estrutural, entre muitas outras questões podem surgir nesse processo. Mas não para por aí. Em um mercado cada vez mais competitivo, uma pergunta-chave tem elevado sua importância: afinal, o que é preciso para manter um negócio em pleno funcionamento?
Empresas e empreendedores precisam enfrentar um equilíbrio entre a ambição de crescimento e a necessidade de gerenciar cuidadosamente seus recursos. Diante disso, ferramentas que auxiliam na prevenção e mensuração de riscos se tornam não só aliadas, mas indispensáveis estratégias. Esse é o caso do seguro empresarial.
Perante inúmeros cenários possíveis, o seguro pode agir como uma rede de segurança, oferecendo uma camada vital de proteção contra imprevistos que podem minar a estabilidade financeira, permitindo que os gestores se concentrem naquilo que realmente importa. Bruno Ricoy, analista do Sebrae Minas, explica que ao possuir um seguro empresarial adequado, os riscos são mitigados e a empresa pode agir com mais confiança, sabendo que está preparada para lidar com adversidades. “Isso libera recursos financeiros e mentais, que de outra forma seriam direcionados para lidar com crises repentinas, permitindo que sejam investidos de maneira mais estratégica no desenvolvimento do negócio”, acrescenta.
Essa confiança, por sua vez, vai além da tranquilidade financeira para continuar as atividades, impulsionando também uma postura necessária para sobreviver no mercado atualmente. O analista destaca que optar por um seguro empresarial demonstra que a empresa ou cooperativa está preparada para enfrentar adversidades e manter a continuidade das operações, aumentando sua volatilidade no mercado. “Essa proteção fortalece a posição competitiva da empresa ao gerar confiança e oferecer uma base sólida para o crescimento e desenvolvimento contínuo”, conclui.
ESCOLHA INTELIGENTE
Por questões culturais e financeiras, empresários brasileiros possuem um baixo histórico em investimentos na prevenção e gerenciamento de riscos, mas essa realidade já apresenta uma mudança visível e considerável, onde a sustentabilidade do negócio a longo prazo tem sido crescentemente valorizada.
Nesse sentido, enxergar o seguro empresarial como um aliado é o primeiro passo, mas entender as necessidades do seu negócio é o fundamental para continuar caminhando positivamente. Sidney Cezarino, Diretor de Seguros Patrimoniais da Tokio Marine, ressalta que é comum os clientes acharem que esse seguro protege somente as empresas de problemas comuns. Porém, ele vai muito além disso, amparando-as em riscos maiores, como explosões, incêndio, danos elétricos e danos causados por fenômenos naturais como vendavais, por exemplo. “São imprevistos que podem ameaçar o andamento das operações e, inclusive, levar ao encerramento das atividades”, acrescenta.
Devido ao enorme potencial desse mercado e à alta demanda de produtos e soluções para o setor de serviços, a Tokio Marine investiu fortemente no desenvolvimento de seguros específicos para o segmento. “Todos os produtos são elaborados com base nas reais necessidades dos Clientes. Para isso, estudamos cada nicho de mercado e ouvimos corretores e os próprios clientes para oferecer coberturas específicas, de acordo com cada demanda”, reforça Sidney.
Na prática, se manter ativo deve ser prioridade número 1 das empresas e cooperativas, independentemente de seu porte, e não se adaptar pode deixar o negócio obsoleto diante das mudanças do mercado. Isso passa, majoritariamente, pela gestão, investimento e a tão conhecida tomada de decisão.
Após reconhecer os benefícios e optar por um seguro, a próxima escolha está em escolher entre as muitas opções disponíveis no mercado. Pensando nisso, a Tokio Marine ampliou as coberturas do seu Seguro Empresarial, atendendo às demandas e necessidades dos clientes. Com esse produto, a Companhia apoia empresários e empreendedores em todos os aspectos, garantindo proteção mesmo contra riscos bastante específicos, que, anteriormente, não eram contemplados.
No dia a dia, os eventos são inúmeros e imprevisíveis, podendo ir desde precisar de um conserto de ar-condicionado até contar uma possível explosão. Agora, imagina não precisar se preocupar com nada disso ou contar com uma assistência 24 horas? Essa é a ideia do seguro empresarial.
Os negócios movimentam a economia brasileira, mas os verdadeiros protagonistas são os que conseguem tirar o máximo da capacidade daquele empreendimento. Buscar recursos para facilitar esse processo também é investimento e, além de tudo, é a visão que abre portas definitivas no mercado que se desenha daqui para frente.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 115