Nos últimos anos, muito se falou sobre os impactos da pandemia. Hoje, entretanto, as especulações deram espaço para mudanças na prática, sentidas diariamente por todos os setores da sociedade. Essa é a realidade para os diferentes mercados, como o de seguros.
O novo cotidiano criado perpassa, necessariamente, por uma crescente valorização do ambiente doméstico, estimulando as pessoas a investirem mais em suas próprias casas. Nesse cenário, o Seguro Residencial encontrou muitas oportunidades. Essa é a conclusão do levantamento inédito feito pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), que aponta um aumento de 25% no Índice de Penetração (IP) deste seguro entre 2017 e 2021. A participação, que era de 13,6% pulou para 17%, o que representa 12,7 milhões de residências seguradas em todo país. “As perspectivas continuam vislumbrando um aumento na comercialização desses produtos e o índice de renovação está sendo alto, o que comprova que as pessoas compram conscientemente. Isso é muito bom”, acentua o presidente da FENACOR, Carlos Valle.
Outro dado do levantamento aponta que os serviços emergenciais, presentes em todos os contratos deste seguro, são cada vez mais acionados pelos clientes. Ou seja, serviços como chaveiro, encanador, eletricista, conserto de aparelhos e outros. Nesse quesito, Carlos destaca que a mudança também está ligada a preferencia a um atendimento de excelência e a facilidade em adquirir o serviço, ainda grandes atrativos para o segurado.
QUEBRA DE PARADIGMAS
É fato que o brasileiro está contratando mais seguro residencial, mas, apesar do crescimento, o número ainda é pequeno se comparado ao total de casas no país, cuja estimativa é superior a 70 milhões. Diante disso, a Tokio Marine Seguradora procurou reinventar seu portfólio, buscando conectar o que é oferecido com a atual realidade das pessoas.
A Superintendente na Tokio Marine Seguradora, Magda Truvilhano, explica que existe um pensamento bastante comum quando as pessoas adquirem um seguro, o de considerar sua utilização apenas após um evento de sinistro, mas o Seguro Residencial vai muito além das coberturas. A Assistência 24h é um exemplo disso, podendo ser utilizado nas emergências cotidianas.
Ainda, Magda explica que pensando em uma média geral, o custo do seguro gira em torno de R$ 400 no ano, ou seja, pouco mais de R$ 30 por mês, menos que um cafezinho por dia. Reforçando a necessidade de uma maior conscientização da sociedade a respeito da acessibilidade dessa contratação, diretamente ligada a importância da proteção do lar.
DE OLHO NO FUTURO
Perante desafios inevitáveis e um panorama positivo em ascensão, a grande aposta está nos diferenciais que contemplam as novas dinâmicas e demandas que têm surgido. Alinhada com esse fator, a Tokio Marine Seguradora investiu em inovações como o Seguro Residencial Digital, que ganhou força no período pandêmico e possibilita a compra dessa modalidade de forma remota, com a total autonomia do cliente de forma fácil, rápida e descomplicada.
Ampliando o senso de coletividade através de iniciativas conscientes, a Tokio Marine apresenta o Plano de Assistência VIP, onde o cliente pode fazer o descarte ecológico de móveis, eletrônicos, entulhos e demais equipamentos, e obter uma consultoria para reciclagem de lixo e redução do consumo de água e eletricidade. “Esse é um diferencial que está alinhado ao pilar estratégico ESG da Companhia, que busca desenvolver produtos e soluções que propiciem o desenvolvimento sustentável do negócio e da sociedade”, destaca a Superintendente.
Por fim, a Tokio Marine Seguradora busca contribuir também para um futuro cada vez mais tranquilo e seguro, o que pode ser visto com a cobertura de Responsabilidade Civil. A cobertura pouco conhecida e bastante importante, garante o reembolso de despesas que o segurado venha a ter em função de algum dano (pessoal ou material) que ele ou os moradores do imóvel (inclusive seus pets) tenham causado a terceiros. “Por exemplo, imagine que o cachorro da família morda uma visita e ela necessite de cuidados médicos e medicamentos para se reestabelecer. Esta despesa será paga pelo segurado e poderá ser reembolsada pela cobertura de Responsabilidade Civil do morador”, conta Magda. Além disso, é uma cobertura de abrangência nacional, ou seja, pode ser usada até mesmo fora do local segurado.
A gama de novidades não tem ganhado espaço à toa. Uma sociedade mais consciente exige posicionamentos mais conscientes. E, no caso do Seguro Residencial, ser um aliado na vida das pessoas é o que faz a diferença.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 116