O campo evoluiu com a utilização de novos recursos e a possibilidade de integrar e conectar as tecnologias visando extrair o máximo do potencial de produção das propriedades rurais. A agricultura de precisão tem sido um dos principais instrumentos utilizados com esse objetivo.
A otimização da produção é um dos resultados obtidos com benefícios como redução de falhas, melhor gerenciamento de máquinas e automação de tarefas e o aumento da disponibilidade de trabalho das máquinas em campo.
“Financeiramente, uma máquina automotriz que apresenta altos níveis de disponibilidade para o trabalho pode economizar, segundo estimativa, até R$ 15 mil por dia. Ao longo da safra, essas economias acumuladas, geram, portanto, ganhos altamente significativos”, comenta Cristiano Pontelli, gerente de negócios da OTMIS, marca da Jacto para soluções em Agricultura de Precisão.
Para otimizar a disponibilidade das máquinas em campo para configuração dos equipamentos, a empresa está trabalhando em um conceito tecnológico que irá possibilitar acesso e diagnóstico remoto para os sistemas com eletrônica embarcada das máquinas agrícolas. O objetivo é, em conjunto com a rede de Revendas Master, trazer mais agilidade ao atendimento dos clientes e reduzir custos, otimizando as operações agrícolas.
De acordo com Pontelli, a proposta é dar suporte remoto para realizar qualquer função de configuração de parâmetros das máquinas.
“Utilizando uma interface com conectividade será possível que um técnico da Jacto ‘entre’ remotamente na máquina do cliente e faça ajustes, consertos e checagens a partir do histórico de parâmetros da máquina. Entre as funções que poderão ser executadas remotamente estão visualização da tela do display, atualização de módulos eletrônicos, informações de diagnóstico elétrico de módulos e central eletrônica, além de informações de alta frequência através de arquivos de log solicitados pelo técnico na central de atendimento”, explica o gestor.
Por meio dessa solução será possível também verificar o sistema para indicar falhas em máquinas e também predição de falhas.
“Estamos falando de um atendimento muito mais ágil, que vai tornar a máquina mais tempo disponível para trabalho, entregando para o produtor o que a agricultura de precisão faz de melhor, que é justamente a redução de custos e melhoria da produtividade e da sustentabilidade no campo”, avalia Pontelli. O gerente complementa que as tecnologias, sendo multimarcas, dão liberdade ao produtor para trabalhar com o equipamento que considera mais adequado para sua operação.
“Toda a linha de produtos OTMIS foi pensada para aproximar o agricultor das tecnologias que contribuem para melhorar sua produtividade e sustentabilidade. Para tanto, criamos soluções multimarcas, fáceis de usar e de alta eficiência para a agricultura de precisão”, explica.
Os pacotes tecnológicos OTMIS reúnem sistemas de orientação por GPS, como barra de luzes, piloto automático Omni 700 nas versões elétrico e hidráulico, e uma série de sensores e dispositivos de automação que ajudam no controle de tráfego, diminuem a área de amassamento da cultura e aplicam insumos em taxas variáveis.
Por serem soluções multimarcas, não limitam o seu uso em sistemas e equipamentos de uma marca em específico, podendo ser instaladas em qualquer maquinário agrícola, seja para plantio, colheita, adubação ou pulverização.
Atualmente, 95% dos equipamentos da Jacto, como os pulverizadores e adubadoras automotrizes já saem de fábrica com as soluções OTMIS instaladas.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 105