O workshop Cooperativas para uma Transformação Sustentável em África (CoopStar) – realizado em Nairobi, Quénia, de 3 a 6 de Dezembro – marcou um passo crucial na jornada rumo ao estabelecimento de um projecto que apoiará o movimento cooperativo africano a desempenhar um papel fundamental. papel na transição para uma economia circular, verde e sustentável à luz da Agenda 2030 das Nações Unidas e para impulsionar o empreendedorismo cooperativo sustentável em África.
Os parceiros do projeto incluem a Federação Coreana de Cooperativas de Crédito Comunitário (KFCC), Cera/BRS, a universidade belga KU Leuven e os Escritórios Regionais Globais e Africanos da Aliança Cooperativa Internacional (ICA e ICA-África).
O workshop foi aberto pelo Secretário de Gabinete do Ministério das Cooperativas e Desenvolvimento de MSMES no Quénia, Exmo. Simon Chelugui, EGH, que prometeu apoio do governo para o estabelecimento do projeto CoopStar.
Este workshop reuniu especialistas e investigadores cooperativos de 19 países africanos com o objetivo de compreender melhor a dinâmica atual das cooperativas no continente africano. Visa também identificar os principais motores de impacto para reconhecer e aproveitar os impactos positivos que as cooperativas podem ter nas economias locais, no emprego e na sustentabilidade ambiental. Por último, procura abordar as principais questões, oportunidades e desafios enfrentados pelas cooperativas.
Fonte: Coop News