As cooperativas de crédito já podem prever um futuro promissor no atendimento aos seus cooperados. A aplicação da inteligência artificial generativa já é realidade em algumas empresas e emerge como uma aliada estratégica para aprimorar o relacionamento com os cooperados e impulsionar a eficiência operacional. Aqui vão três benefícios que ela pode oferecer:
- A experiência do cooperado como foco
O modelo de IA generativa coloca a experiência do cooperado em primeiro lugar. Ao analisar conversas anteriores e padrões de interações, ela é capaz de gerar respostas personalizadas e relevantes para cada cooperado. Isso cria uma experiência única e acolhedora, promovendo maior satisfação e fidelidade;
- Agilidade e eficiência no atendimento
Com a IA generativa, as cooperativas de crédito também podem oferecer respostas ágeis e precisas em tempo real, melhorando significativamente o tempo de resposta aos cooperados. Essa agilidade no atendimento contribui para a construção de um relacionamento mais próximo e confiável;
- Personalização e empatia
A personalização é uma das chaves para um atendimento bem-sucedido. E a IA generativa é capaz de entender as necessidades específicas de cada cooperado que entrar em contato, por exemplo, permitindo respostas empáticas e personalizadas para cada tipo de interação. Isso, além de estabelecer um vínculo mais forte, também gera um maior engajamento na conversa.
O engenheiro de software e CEO da Ubots argumenta que à medida que as cooperativas crescem, a demanda por um atendimento eficiente também aumenta. “A IA generativa oferece uma solução escalável sem comprometer a qualidade do atendimento. Com a capacidade de analisar um grande volume de dados e gerar respostas relevantes, a tecnologia mantém a excelência nas interações mesmo em períodos de alta demanda”, acrescenta. Na última quinta-feira (3), a Ubots lançou a Ruby.IA, que é a inteligência artificial generativa aplicada aos serviços da empresa, que é especializada em tecnologia de relacionamento digital para instituições financeiras.
Um olhar para o futuro
“A implementação da IA Generativa no dia a dia do relacionamento digital das cooperativas que pretendem aplicar a tecnologia, é a prova de demonstração do compromisso contínuo com a inovação e a busca por soluções que aprimorem a experiência para com os cooperados. Nós estamos utilizando ela como um co-piloto para o agente humano, dando agilidade e escala, mas sem perder a humanização, que é característica das cooperativas” afirma Rafael Souza. Para ele, a nova ferramenta chegou para somar, assim como o ChatGPT há uns meses atrás. Ainda segundo ele, essa categoria de IA tem esse um diferencial importante e chega para agregar a todas as outras funcionalidades que já são oferecidas no mercado.