O Reconhecimento Inovação com Propósito – RECIP, criado e desenvolvido pelo Instituto Fenasbac, destacou a Sicredi Sudoeste em diferentes frentes que aliam inovação e propósito. Das cinco dimensões de reconhecimento, a cooperativa foi citada em três: Inovação ESG, Inovação Participativa e Inovação em Finanças Verdes. A cerimônia de celebração aconteceu dia 13 de novembro, na sede do Banco Central, em Brasília. A iniciativa busca identificar a capacidade de inovação das cooperativas, conectadas ao propósito e metas de desenvolvimento sustentável. Ao todo, após processo de avaliação, 26 cooperativas brasileiras foram elegíveis ao reconhecimento.
O RECIP tem como direcionadores estratégicos: comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar as capacidades de inovação e gestão das cooperativas financeiras para expansão do setor. “As cooperativas que inovam estão atentas às necessidades da sociedade e dos cooperados”, enalteceu o presidente do Conselho Gestor da Fenasbac, Paulo Aragão.
Reconhecimentos Sicredi Sudoeste
A dimensão com as melhores práticas em Inovação Participativa avaliou e premiou a capacidade da Sicredi Sudoeste MT/PA de inovar, em alinhamento com dois importantes princípios do cooperativismo: Gestão democrática; e Educação, formação e informação.
A segunda dimensão em que a Cooperativa foi reconhecida, foi Inovação ESG, que reconhece iniciativas com foco ambiental, social e de governança. A Sicredi Sudoeste MT/PA também foi reconhecida na dimensão Inovação em Finanças Verdes, que premia inovações financeiras que apoiam o desenvolvimento sustentável do Brasil.
“A Cooperativa busca entregar soluções com responsabilidade e foco nas pessoas. A Inovação é um esforço coletivo, e estes renomados destaques reforçam que nosso modelo de trabalho e gestão está fundamentado em princípios, que efetivamente impactam na vida dos cooperados e comunidade de maneira positiva. Seguimos juntos, inovando para prosperar! ” reforça o Presidente Antonio Geraldo Wrobel.