Com o início da Presidência Brasileira do G20, hoje, 1º de dezembro, o movimento cooperativo indiano, representado pela sua organização de cúpula, a União Nacional das Cooperativas da Índia (NCUI) passou o bastão para o movimento cooperativo brasileiro, representado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), para continuar a participação das cooperativas no compromisso do G20.
A transição aconteceu durante o Seminário Internacional sobre as perspectivas e o futuro da relação Índia-Brasil no setor do agronegócio, que foi organizado pela Embaixada do Brasil na Índia. Shri Parshottam Rupala, Ministro da Pesca, Pecuária e Laticínios da Índia, e S.E. Sr. Carlos Favaro, Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, foram convidados como convidados principais.
Durante a cerimónia, Shri Dileep Sanghani, Presidente da NCUI, expressou a sua satisfação por participar na transição da liderança para o Brasil. A NCUI recebeu este convite do movimento cooperativo da Indonésia. A NCUI, junto com seus membros, tem sido ativa nos grupos de trabalho B-20, C-20, W-20 e Y-20. “Devido à nossa participação ativa, as cooperativas encontraram a devida menção nos documentos finais da política. O movimento cooperativo no Brasil é vibrante. A Presidência do G20, sob o comando do Brasil, irá proporcionar a oportunidade para as cooperativas mostrarem sua valiosa contribuição para alcançar o desenvolvimento sustentável” disse Shri Dileep Sanghani.
A ACI irá continuar a coordenar com seus membros através do seu Grupo de Trabalho do G20 para assegurar que as vozes das cooperativas sejam ouvidas pela liderança do G20, através de sua contribuição nas discussões e oferecendo soluções para os desafios enfrentados pelo G20.
Howard Brodsky, o Presidente do Grupo de Trabalho do G20 da ACI, disse que “A adoção pelo G20 do modêlo cooperativo de negócios como um componente das recomendações da política econômica global irá levar a uma maior compreensão do modêlo cooperativo de negócios em todo o mundo que irá, finalmente, capacitar os indivíduos e as comunidades locais a sair da pobreza e ajudar a proteger o nosso meio ambiente e os recursos naturais. O B20 conclama as nações do G20 a reconhecer a importância das cooperativas e implantar alavancas políticas para facilitar a participação das sociedades cooperativas no comércio global.”
Mais informações sobre o Grupo de Trabalho do G20 da ACI podem ser encontradas aqui e um resumo do reconhecimento das cooperativas pelo G20 sob a presidência indiana do G20 pode ser encontrado aqui.
Fonte: ICA Coop