Dois projetos inovadores da Coopavel acabam de ser consagrados em premiação organizada pelo Iguassu Valley, o maior ecossistema de inovação consolidado do Brasil. O anúncio dos vencedores do concurso, realizado em nove categorias, aconteceu semana passada durante o Summit Iguassu Valley, evento com foco em inovação que reuniu mais de 1,3 mil pessoas no Grand Carimã Hotel, em Foz do Iguaçu.
A Coopavel venceu na categoria de Inovação em produtos (médias e grandes empresas) com o projeto da indústria Coopclean. “Essa é a mais recente das indústrias da cooperativa e foi criada a partir de uma oportunidade, de percebermos o potencial da área de materiais de higiene e limpeza. Os cuidados observados na estruturação do negócio, além de prêmios, transformaram-se em um case de sucesso”, observa o presidente Dilvo Grolli, que também concorreu como Personalidade Destaque em Inovação.
A outra categoria na qual a Coopavel foi campeã foi na de Inovação Organizacional de Ensino e Pesquisa, com o Espaço Impulso. O hub de inovação para o agronegócio foi inaugurado em fevereiro de 2022 e resulta de parceria com o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e Exohub. “Mesmo jovem, o Espaço Impulso já alcança ótimo posicionamento entre hubs de inovação de todo o Brasil. Temos vários parceiros e todos contribuem muito para o êxito desse projeto”, ressalta o gerente de Inovação da Coopavel, Kleberson Angelossi.
A finalidade do Prêmio Iguassu Vallley, realizado em parceria com o POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Senai e Sebrae, é reconhecer esforços, soluções e resultados inovadores em organizações públicas e privadas do Oeste do Paraná e homenagear personalidades, integrantes da tríplice hélice (instituição de ensino e pesquisa, empresa e governo) que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento da inovação no ecossistema SRI Iguassu Valley.
O presidente Dilvo Grolli foi um dos convidados para falar em painel do Summit. Ele discorreu sobre Desafios de inovações para produtividade no campo. Um dos maiores, de acordo com ele, é implementar novas soluções de maneira efetiva e com bons resultados. “Há tecnologias sofisticadas e grande variedade de soluções disponíveis, no entanto muitas esbarram na viabilidade econômica”, destacou ele.
Um dos aspectos que merecem atenção nessa questão, da inovação e produtividade no campo, é levar conhecimentos aos integrantes de toda a cadeia do agronegócio para que possam aproveitar ao máximo essas novas ferramentas, conforme Dilvo. A junção de tecnologia e agropecuária traz outro panorama interessante: a facilitação do processo de sucessão familiar, que historicamente tem sido um desafio às famílias rurais.
Com a inovação que invade o campo, filhos de agricultores retornam e compartilham seus conhecimentos nessa área, contribuindo para potencializar resultados, segundo Dilvo. Ele destacou também a importância do Espaço Impulso como disseminador de conhecimentos. O presidente da Coopavel fez um alerta: “É importante ressaltar que inovações voltadas ao agronegócio devem estar alinhadas às práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, que promovam a conservação do meio ambiente e a produtividade”. Não há dúvidas, todavia, conforme Dilvo, que as soluções tecnológicas melhoram a produtividade agrícola, a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coopavel