O crescente interesse de consumidores e empresas em ambientes de metaverso como economia criadora e ferramenta para aprimorar as tarefas do dia a dia deve gerar oportunidade de negócios e comercial de US$ 1 trilhão até o final de 2025. A projeção é de estudo divulgado pela Accenture.
O levantamento indica que mais da metade (55%) dos 9.000 consumidores entrevistados veem o metaverso como “uma oportunidade de negócio para criação e monetização de conteúdo”. Em paralelo, grande parte (89%) dos executivos de alta liderança (C-Level) também acredita que o metaverso terá um papel importante no crescimento futuro de sua organização. A estimativa, segundo a consultoria, é que 4,2% das receitas das empresas podem vir de experiências e comércio no metaverso até o final de 2025.
Outra descoberta do estudo é que 55% dos consumidores desejam ser usuários ativos do metaverso e quase todos (90%) querem se tornar já no próximo ano. Os principais recursos que os consumidores desejam são: interfaces fáceis de usar (70%) e acesso a uma ampla variedade de aplicativos (68%), que superam recursos como fones de ouvido chamativos (55%) e a capacidade para personalizar avatares (55%).
Além dos Games
Embora os jogos digitais sejam atraentes para 59% dos usuários do metaverso, somente 4% dos consumidores veem esta tecnologia apenas como uma plataforma de games. A pesquisa mostra que 70% pretendem usar o metaverso para acessar produtos e serviços em mídia e entretenimento, fitness, varejo, viagens e saúde. As preferências variam de acordo com a idade, com consumidores mais jovens mais interessados em mídia e fitness, e os mais velhos em busca de serviços de saúde de novas maneiras.
Kevan Yalowitz, líder de prática de Software e Plataformas da Accenture, destaca que os consumidores estão começando a ver o metaverso como uma ferramenta essencial que, quando integrada no dia a dia, pode simplificar a forma como concluem tarefas e aumentam a produtividade. “As empresas capazes de oferecer experiências tangíveis que atendam às necessidades do consumidor em áreas-chave de de interesse vão obter vantagens pioneiras em uma indústria de metaverso em rápida formação”, projeta.
As descobertas são resultados de dois estudos da Accenture. O primeiro relatório, baseado em uma pesquisa com 9.156 consumidores (no Brasil, Índia, Japão, China, Reino Unido e EUA), explora atitudes, preferências e casos de uso generalizados no metaverso. O segundo levantamento reúne recomendações, análises de mercado e uma pesquisa com 3.200 executivos de alto escalão. Veja na íntegra no site da Veja na íntegra no site da Accenture (em inglês): “Evolution, Then Revolution” e “From the Art of the Possible, to the Art of the Tangible”.
Fonte: Febraban Tech