A Cresol realiza, neste mês de dezembro, o pagamento de juros ao capital social 2023. Mais de R$ 129 milhões serão repassados aos cooperados, considerando a média de suas cotas capitais mantidas na cooperativa durante o ano. O valor é 29% maior do que o rendimento de 2022.
O pagamento dos juros sobre o capital social representa uma remuneração significativa aos cooperados, destacando a importância do crescimento coletivo para o indivíduo e para o sistema. “O pagamento de juros ao capital social não é apenas um retorno financeiro, mas uma oportunidade para os cooperados serem ativos na construção da cooperativa. Ter a cota capital também significa ter participação nas decisões, independentemente do valor na conta. Assim, construímos um futuro mais próspero e sustentável em conjunto, como é o propósito do cooperativismo”, destaca o diretor de Negócios da Cresol, Pablo Guancino.
A cota capital é a participação do cooperado na sociedade cooperativa. Ao aplicar um determinado valor, o cooperado também se torna dono do negócio. Esses recursos investidos pelos sócios proporcionam a sustentabilidade financeira das operações.
Os valores referentes à cota capital ficam depositados em uma conta específica: a conta capital. Esse investimento inicial traz ganhos pessoais no longo prazo. Isso porque a cota capital rende juros anualmente. Dessa forma, à medida que o tempo passa, o patrimônio financeiro do cooperado continua crescendo e fortalecendo o sistema.