Cooperativas de crédito têm se firmado como a única opção de crédito para pequenos ou até mesmo médios negócios, pois esse perfil de empresa tem dificuldade de conseguir empréstimos nas instituições bancárias tradicionais.
Apesar de ter o mesmo portfólio dos bancos, trabalhar os produtos financeiros não é o único objetivo do modelo de negócio cooperativo. Com essa característica, as cooperativas não só estimulam o crescimento de quem é associado a ela, como também toda a economia local de pequenas cidades e contribuem para a manutenção de postos de trabalho e diminuição do desemprego.
Conforme números da base de dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do Ministério da Economia e da Receita Federal, Minas Gerais tem cerca de 769.661 empresas de pequeno porte. Juntas, elas oferecem 5.137.393 postos de trabalho. “Mesmo sendo uma grande quantidade de empresas e serem importantes para a manutenção do emprego de muitas pessoas, esse grupo enfrenta grandes entraves para obter empréstimos. E quando consegue, descobre que esse crédito é muito caro”, destaca a diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos.
Além de disponibilizar às empresas todos os serviços e produtos de um banco tradicional, o cooperativismo financeiro oferece linhas de crédito mais convidativas e um relacionamento diferenciado com o cooperado. “Para nós, o cooperado não é visto como um cliente, ele é dono do negócio, ou seja, se torna um sócio da cooperativa e participa de todo resultado que ela gera durante o ano”, explica a diretora.
Em 2022, somente para cooperados pessoa jurídica, de pequenas a grandes empresas, a Unicred Central proporcionou mais de R$ 800 milhões em crédito. Para Carolina, quando uma cooperativa proporciona o crédito, principalmente para uma pequena empresa, ela está estimulando também o crescimento de todo um segmento, pois colabora para que pequenos e médios tenham capital de giro, podendo organizar melhor um planejamento financeiro e fazer um fluxo de caixa. Fatores que são fundamentais para que uma empresa cresça de forma sustentável.
Entre os sete ramos do cooperativismo, as cooperativas de crédito são destaque no País. Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ao todo existem 4,8 mil cooperativas diversas no Brasil. Dessas, 818 são de crédito, que juntas geram 89 mil empregos diretos.
Fonte: Diário do Comércio