Atuando há mais de 30 anos como a instituição financeira cooperativa referência no atendimento aos profissionais da área da saúde, a Unicred acaba de lançar seu programa de inovação aberta. Batizada de Aceleração e Cooperação, a iniciativa foi lançada em 2022 inicialmente para endereçar demandas pontuais da Unicred, mas agora passa a abranger todo o ecossistema nacional da companhia, com o objetivo de atacar desafios estratégicos e conectá-la a startups de todo o país.
O Aceleração e Cooperação é feito em parceria com a Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa que apoia grandes empresas em suas jornadas de inovação. O programa busca soluções que contribuam para a evolução dos atuais produtos da Unicred, ou para a cocriação de novos produtos e serviços que gerem valor para o sistema e o cooperado. O intuito é fortalecer o crescimento sustentável da Unicred e gerar maior eficiência operacional e oportunidades de negócios para a instituição, além de facilitar o cotidiano dos cooperados atendidos por ela.
“Assim como participamos de iniciativas pioneiras como o piloto do Real Digital, vamos seguir inovando com parcerias junto a startups numa via de mão dupla, em que elas nos ajudam a construir e aprimorar nossos produtos e serviços, enquanto elas podem ter contato com mais de 280 mil cooperados, tendo inclusive a oportunidade de captar novas oportunidades para os negócios delas”, afirma Luís Schüler, diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred.
Sobre o programa
O Aceleração e Cooperação oferece diversos benefícios para as startups. Entre eles, a possibilidade da realização de um piloto remunerado, a oportunidade de fechar parceria com a Unicred e a chance de ver suas soluções beneficiando os mais de 280 mil cooperados em todo o país.
Segundo o executivo, o programa propõe-se a dar tração à inovação no ecossistema de cooperativismo de crédito como um todo, além de estimular a transformação digital nos produtos e serviços da Unicred. Ele ressalta que as soluções desenvolvidas pelas quatro startups finalistas serão adquiridas pela Unicred e, para isso, diferentes cooperativas em todo o Brasil farão a curadoria dos trabalhos.
Os desafios são: (1) gestão operacional e financeira para clínicas e consultórios, para gerar maior valor para os cooperados, diminuindo a fricção em atividades rotineiras que não fazem parte da atividade principal; (2) cadastro único centralizado, integrando e padronizando dados com qualidade, facilitando a colaboração entre equipes e melhorando a eficiência operacional e a experiência do cliente; (3) análise comportamental do usuário no processo de gestão de limites de crédito e transações, para aprimorar a experiência digital dos cooperados nos canais digitais e tornar a gestão de consumo de limites mais fluida e autônoma; e (4) gestão financeira e tributária de profissionais da saúde para mitigação de riscos do cooperado.
Para Alexsandro Filipetto, Superintendente de Inovação, Open Finance e Governança da Unicred Brasil, a iniciativa ilustra o desejo e o comprometimento da Unicred de potencializar seus negócios por meio de um relacionamento mais amplo com o ecossistema de startups. “O programa é uma iniciativa que destaca o compromisso da Unicred em utilizar a inovação como meio de impulsionar a execução de suas estratégias de negócios, buscando oferecer soluções de ponta aos seus cooperados e promovendo a cultura inovadora no cooperativismo”, pontua.
A Unicred manterá um canal aberto e contínuo para seguir se conectando com soluções e atores do ecossistema de startups e tecnologia. “Como desejamos a inovação dos produtos atuais ou cocriar novas soluções junto às startups, as oportunidades estão continuamente abertas e estamos à disposição para conhecer melhor os parceiros que desejarem se inscrever”, explica Luís.
Dagoberto Trento, sócio da Innoscience Consultoria, parceira da Unicred do Brasil no Aceleração e Cooperação, destaca: “Estamos animados com as oportunidades que o programa proporciona, estimulando parcerias e negócios entre a Unicred e startups, enquanto se fortalece a cultura de inovação na organização. Estamos comprometidos em ser o parceiro que oferece métodos, expertise e orientação para um modelo de inovação disciplinado que traga os resultados esperados”.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro, e o anúncio das selecionadas será feito no dia 23 do mesmo mês. As empresas escolhidas participarão do Pitch Day, no dia 3 de novembro, e as quatro empresas que mais se destacarem serão convidadas a participar da imersão para as propostas do piloto. Os projetos terão início em dezembro, com encerramento previsto para março de 2024. Ao final do ciclo, as startups participarão do Demoday, em que será realizada a avaliação final dos resultados, considerando toda a trajetória do projeto.
Fonte: Startups