A Cresol, instituição financeira cooperativa com mais de 886 mil cooperados, foi novamente o agente com o maior número de operações no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fechando 2023 com 99.643 contratos aprovados — 18% a mais que em 2022. Os repasses em diferentes linhas de crédito somam mais de R$ 5,4 bilhões.
A parceria entre Cresol e BNDES está prestes a completar 25 anos em 2024 e se mantém forte com o objetivo de promover o acesso ao crédito e o desenvolvimento em todas as regiões do Brasil. Os recursos disponibilizados atendem cooperados pessoa física e pessoa jurídica e também ajudam o agro a prosperar.
No ranking de desempenho dos agentes financeiros divulgado pelo BNDES, que compreende o período de janeiro a dezembro de 2023, a Cresol operou mais R$ 5 bilhões para pessoa física, em 90.826 contratos aprovados. A cooperativa é referência nas operações do Pronaf Custeio e também se destaca nos repasses para micro, pequenas e médias empresas (MPME).
O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, destaca que o volume de operações representa um acesso mais abrangente ao crédito. “O número de contratos aprovados significa muito para o sistema cooperativo, porque é sinal de que mais pessoas estão sendo beneficiadas, estão realizando seus sonhos, estão melhorando a produtividade no campo ou desenvolvendo seu negócio. E é para ver esse acesso cada vez mais abrangente e efetivo que nós atuamos e buscamos parceiros como o BNDES”, diz Cledir Magri.
O primeiro convênio entre a Cresol e o BNDES foi firmado em 1999, com repasses de Pronaf Investimento e Microcrédito. Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, comenta sobre os avanços conquistados: “Nós chegamos a esse importante marco dos 25 anos muito satisfeitos com a parceria construída com o BNDES. Buscamos juntos as melhorias para as operações, desenvolvemos e ampliamos nossas soluções para atender aos cooperados. E, agora, vemos isso refletir nesses números expressivos, de cerca de 100 mil contratos, o que nos deixa muito felizes, porque assim contribuímos com a melhora de vida de milhares de brasileiros”.
Fonte: Cresol