Mais um ano vai terminando e com ele o momento de revisar as contas e fazer o planejamento financeiro do próximo. Segundo dados atualizados de 2023 pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), aproximadamente 40% da população adulta do Brasil, equivalente a 65 milhões de pessoas, encontra-se inadimplente. Este cenário alarmante destaca a ausência generalizada de educação financeira.
A importância de manter as finanças em dia é destacada constantemente por especialistas em investimentos e educação financeira. O controle orçamentário é fundamental para gerenciar eficientemente os recursos, estabelecendo prioridades e identificando possíveis desperdícios de dinheiro.
A Gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred Central Conexão, Vivien Aucar, enfatiza o papel da educação para um planejamento adequado que possa fazer a diferença na vida financeira. “Ter conhecimento financeiro é bem mais do que organizar números e preencher planilhas. É ter noções sobre consumo consciente, juros, investimentos, geração de riqueza, criação de reservas e planejamento da aposentadoria. Além, é claro, de manter o nível de endividamento sob controle, afinal, o uso do crédito de maneira responsável pode potencializar os projetos de vida e até a construção de patrimônio”.
Educação financeira: pilar fundamental na gestão de recursos
A ausência histórica de uma cultura voltada à educação financeira no Brasil sempre foi a origem das principais dificuldades enfrentadas pelos cidadãos, que literalmente pagam caro pela falta de conhecimento.
Por acreditar que a educação é o principal meio para transformar essa realidade, é que a cooperativa financeira Unicred criou uma plataforma virtual de ensino disponível para todos. No Programa Sua Saúde Financeira, a cooperativa disponibiliza conteúdos gratuitos para descomplicar o mundo das finanças, orientações para uma boa gestão dos recursos pessoais e até informações sobre os impactos da economia na vida das pessoas.
“Além do alinhamento aos princípios fundamentais do cooperativismo, a participação no processo de desenvolvimento social e econômico das pessoas e suas comunidades, por meio da educação financeira, hoje está consolidada como uma política social da Unicred. Nosso objetivo é contribuir com a construção de uma sociedade mais consciente e equilibrada financeiramente, essa é uma de nossas principais bandeiras, não só na área social, mas também em nossas operações”, destaca Vivien.
O programa acontece desde 2019, o acesso é gratuito, a linguagem é bastante acessível e você tem acesso a vídeos, artigos, materiais para download, cursos online. O Programa Sua Saúde Financeira possui conteúdos diferenciados para atender alunos nas faixas de 06 a 12 anos, 13 a 18 anos e universitários, cooperados Unicred e sociedade em geral, sendo que para o público adulto é ofertado material nos níveis básico, intermediário e avançado.
Além disso, para auxiliar os brasileiros a começar o ano com o pé direito, o programa também disponibiliza um modelo gratuito de planilha de orçamento. No site do programa https://unicred.com.br/centralconexao/suasaudefinanceira/ você confere essas e muitas outras orientações para uma boa gestão de finanças que vão mudar a sua vida.
Fonte: Unicred