Inovar e ouvir os consumidores sempre foram pilares para a consolidação de negócios. Marcas e empresas de sucesso são aquelas que buscam fazer diferente, criando algo novo e que supra alguma necessidade ou desejo das pessoas, independentemente do tamanho ou da área em que atuam.
A criação da maior cooperativa de consumo do Sul do país trouxe isso, há 78 anos. Era um novo modelo para o varejo alimentar, chegando como um trabalho social de uma têxtil para facilitar o acesso dos colaboradores e familiares a gêneros alimentícios de primeira necessidade, devido aos reflexos na economia deixados pela Segunda Guerra Mundial.
Com o passar do tempo e cada vez mais ciente do papel das cooperativas para a construção de uma sociedade mais justa, foi se buscando melhorias e alternativas para um dos princípios do cooperativismo: o interesse pelas pessoas. Aliado ao fato do ramo do varejo ser constantemente desafiado pelas evoluções tecnológicas e novos perfis de consumidores.
Unir esses dois fatores nem sempre foi fácil. Exige muito trabalho diário e constante, estudo, planejamento e união de forças para que se tenha uma visão inovadora com foco no que dá razão a existência de qualquer cooperativa ou empresa, que são as pessoas.
Já são 50 anos de desafios diários e, em todos eles, foi assim que vi surgir grandes oportunidades para um crescimento sustentável. Presenciei recessões econômicas, falta de interesse do público-alvo inicial, reestruturação de negócio, expansão geográfica e outras novidades que fortaleceram a cooperativa, justamente por ela ter muito bem fundamentado que o mais importante sempre é atender plenamente as pessoas.
As pessoas são o melhor patrimônio de uma empresa, sejam os colaboradores, consumidores ou fornecedores. Criar uma relação sólida é o que impulsiona uma empresa a crescer, pois ela sai em busca de inovações que tenham como objetivo principal o bem-estar da sua comunidade.
Hoje, esse continua sendo o nosso propósito, com a certeza de que inovar para crescer não precisa ser uma grande descoberta. Pequenas transformações digitais para dar mais agilidade e praticidade ao dia a dia já são suficientes para que todos possam colocar foco no que realmente importa. E é assim, com uma visão inovadora para gerar felicidade às pessoas que os negócios crescem perenes e de forma ordenada, conquistando a mente e o coração de todos.
*Hercílio Schmitt é Presidente do Conselho de Administração da Rede Cooper
Artigo publicado originalmente na edição 106 da Revista MundoCoop