No passo mais ousado até o momento para atingir suas metas do Desafio 2025, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU) lançou hoje uma nova iniciativa que permite às cooperativas de crédito em mercados emergentes testar produtos e soluções digitais inovadores que poderiam beneficiar seus membros e atrair novos clientes.
Introduzido na América Latina, o “Hub C” oferecerá um espaço para que as cooperativas financeiras se conectem e colaborem em provas de conceitos orientadas por dados, com o objetivo de fornecer soluções centradas nos associados que aumentem a inclusão financeira entre populações carentes, incluindo mulheres e jovens.
Em parceria com a FinConecta, o Hub C está lançando um mercado de “inovação como serviço”. Começando com a Asociación de Instituciones Rurales de Ahorro y Crédito, Inc. (AIRAC), membro direto da WOCCU na República Dominicana, o mercado oferece às cooperativas afiliadas à AIRAC a capacidade de explorar, avaliar e colaborar com fornecedores de tecnologia financeira para acessar tecnologias e soluções de ponta que melhoram a eficiência operacional, as experiências dos membros e a competitividade geral.
O sandbox de tecnologia permite que as cooperativas de crédito experimentem e testem essas soluções. Como parte do mercado, há soluções que abordam empréstimos digitais, identidade, poupança, prevenção de fraudes, banco digital, pagamentos e atendimento ao cliente. Essas soluções são fornecidas por várias Fintechs em todo o mundo.
“Milhões de membros de cooperativas de crédito e novos clientes em potencial não têm acesso aos produtos e serviços financeiros digitais que definem a maneira como vivemos e fazemos negócios. Embora não seja realista ter um design único e padronizado para dados, produtos digitais, pontuações de crédito e outros facilitadores, é imperativo reduzir as barreiras à inovação criando um ambiente de teste para que as cooperativas de crédito testem e reproduzam soluções inovadoras para segmentos específicos, como empresas de propriedade de mulheres ou pequenos agricultores”, explicou Angelina Tracy, vice-presidente de crescimento estratégico e parcerias da WOCCU.
O Hub C também está fazendo parceria com a CB Cooperativa, uma cooperativa de poupança e crédito do Equador, para testar o desenvolvimento de um algoritmo de pontuação de crédito para automatizar os empréstimos e criar perfis de clientes que poderiam expandir drasticamente as ofertas de empréstimos para segmentos específicos de clientes novos e repetidos por meio do uso da tecnologia de aprendizado de máquina. A visão é oferecer essa solução a todas as cooperativas de crédito do Equador, com a possibilidade de expansão para cooperativas de crédito em outros países da América Latina.
“Nunca houve uma necessidade tão premente de as cooperativas se adaptarem e inovarem mais rapidamente para melhor atender seus membros. O Conselho Mundial não pode atingir sua meta do Desafio 2025 de avançar na digitalização do setor cooperativo global sem tomar algumas medidas ousadas. Queremos que o Hub C impulsione a inovação em um ritmo mais rápido, especialmente para as cooperativas de pequeno e médio porte nos mercados em desenvolvimento, que atingem mais da metade de todos os membros de cooperativas de crédito em todo o mundo. Falamos com frequência sobre abordagens inovadoras e “aceleradas” para promover maior inclusão financeira, mas somos lentos para agir. As cooperativas de crédito precisam acompanhar a rápida evolução dos ecossistemas digitais e oferecer produtos relevantes aos seus associados, ou correm o risco de ficar ainda mais para trás. Há muito potencial inexplorado em nosso modelo. Mas isso exige mais co-investimento, co-aprendizagem e cooperação real entre as cooperativas, fiel aos nossos princípios”, disse Elissa McCarter LaBorde, diretora executiva e CEO da WOCCU.
Para obter mais informações sobre o Hub C, visite a página de nossa nova iniciativa em www.woccu.org/hubc.
Fonte: WOCCU