Nos últimos dois anos os processos de comunicação passaram por uma grande transformação, sobretudo com a chegada do trabalho remoto e o distanciamento social. Tais fatores externos foram determinantes para a crescente valorização da comunicação interna, que consiste nos processos que acontecem dentro de uma empresa, organização ou cooperativa.
Mas por que a comunicação interna é tão importante para o desenvolvimento de um negócio? Hugo Godinho, CEO da Dialog, explica que – em um primeiro momento – é preciso entender que a comunicação interna vai além do simples ato de estabelecer uma conexão entre os times que fazem parte daquele negócio.
“Muitas pessoas acreditam que a comunicação interna existe apenas para levar a informação até o colaborador, mas não é tão simples assim. Precisamos ter em mente que a Comunicação Interna é uma área estratégica para qualquer empresa. Ou seja, ela pode impactar a performance do negócio”, explica.
Sendo uma área estratégica nos dias atuais, ter uma boa comunicação interna tem sido o grande foco de diversos negócios. Além de garantir que todos estejam alinhados em prol de um mesmo objetivo, ela ainda tem papel fundamental na construção do perfil do colaborador. Segundo uma pesquisa feita pela Gallagher, líder global em seguros, gestão de riscos e serviços de consultoria, em 2022, 82% das pessoas veem a comunicação interna como um dos principais impulsionadores da experiência na organização, algo que implica um impacto direto na forma como o colaborador atua diariamente.
Colocando em prática
A comunicação interna, sendo um dos grandes tópicos que deve nortear a ação de diversos gestores neste ano, precisa ser bem desenvolvida, para que seja efetiva. Para Godinho, criar uma estratégia de comunicação interna bem estruturada requer um olhar voltado às pessoas que integram aquela organização, uma vez que elas são uma parte essencial para que a comunicação interna de fato exista. “Acredito que o ponto de partida de qualquer estratégia de comunicação interna em 2023 seja promover a inclusão das pessoas nesse processo. Em muitas empresas a comunicação interna ainda atua de forma unilateral, apenas entregando uma mensagem a alguém”, destaca.
Em busca de um plano bem elaborado, olhar para todo o corpo de colaboradores resulta na análise de diferentes pontos de vista, fazendo com que o plano de comunicação dialogue com todos que estarão fazendo parte dele. “Defendo que o foco das empresas na hora de construir um plano de ação em CI seja voltado à experiência de todos os colaboradores, estejam eles no escritório, na fábrica, na loja, no centro de distribuição, na estrada ou no campo. A comunicação precisa chegar em diferentes lugares para que a experiência seja positiva para todos. Só assim, incluindo de verdade os colaboradores, é que a Comunicação Interna será de fato estratégica”, frisa.
Cientes da importância desse tema para o desenvolvimento do setor, as cooperativas estão rapidamente criando estratégias que agreguem todos os níveis da cadeia, de forma a entregar processos cada vez mais alinhados. Para Benísio Rodrigues, Gerente de Marketing na Cotrijal, a comunicação interna é um processo essencial para as cooperativas, uma vez que através dela, é possível garantir que haja transparência em todos os processos. “A comunicação interna tem um papel preponderante no sentido de alinhar ideias, estratégias, planos e ações a serem realizados. Ela é importante por permitir um processo de transparência, comunicando e informando melhor, elucidando as estratégias e decisões tomadas em nível estratégico que perpassam as esferas tática e operacional e chegam até clientes e especialmente cooperados”, afirma.
De olho em uma abertura maior em direção à uma integração entre colaboradores, a Cotrijal iniciou o seu ano com uma nova plataforma, diretamente conectada com o que a comunicação interna deve ser no dia a dia da cooperativa. O espaço digital, que conta com 3 mil colaboradores, reúne diversas ideias e soluções compartilhadas com a cooperativa pelos seus cooperados, criando uma comunidade para que elas possam ser analisadas e se for pertinente, colocadas em prática.
5 dicas para uma comunicação interna assertiva
Segundo uma pesquisa da 15Five, 81% dos colaboradores preferem uma companhia que valoriza a comunicação do que receber ótimos benefícios. Entretando, apenas 15% dizem que a empresa está fazendo um trabalho de comunicação assertivo. Conheça cinco ideias para desenvolver uma comunicação interna realmente eficaz na sua cooperativa:
1 – Conheça sua equipe: Os times estão cada vez mais diversos, com equipes que integram pessoas de diversas personalidades. Conhecer as características de cada um é vital para que o gestor conheça a sua equipe.
2 – Se atente à sua comunicação: Será que o modo como você aborda a sua equipe é adequado? Fique de olho em vocabulário usado, o tom de voz e as palavras que usa com frequência. Seja claro e objetivo, focando no conteúdo que precisa ser transmitido.
3 – Saiba do que está falando: Domine o assunto ao qual irá falar para a sua equipe. Quando não dominar totalmente o tema, seja aberto a aprender com o resto da sua equipe.
4 – Comunique-se no momento correto: Compreenda o momento ideal para dividir as suas ideias. Busque entender se é o momento ideal para abordar aquela pessoa a resposta do tema em questão.
5 – Apoie seus colegas de trabalho: Esteja sempre aberto a identificar e ajudar os colaboradores que estejam tendo alguma dificuldade em sua comunicação. Para um time forte, é preciso se atentar a todos.
Integração
Mais do que resultados financeiros, a comunicação interna desempenha nas cooperativas um importante papel de garantir o sentimento de pertencimento por parte do cooperado. Através de um plano que envolva todos, o associado sente que realmente faz parte do negócio, colaborando para a sua expansão. Com uma integração ainda maior, potencializar resultados se torna uma realidade possível, com a comunicação desenvolvendo um papel vital nesta missão. “Integração é a palavra-chave. Sem integração, seja no mundo cooperativo ou em qualquer outro, dificilmente os resultados serão potencializados. A comunicação interna também precisa trabalhar com esse princípio. Afinal, só integrando sistemas, pessoas e equipes é que essa área conseguirá conectar todas as peças da cultura organizacional de uma empresa”, destaca Godinho.
Olhando para o ano que começa, é o momento de repensar processos. A comunicação externa de fato realiza um importante trabalho de levar para além dos muros o que as cooperativas fazem. Mas sem uma base forte, construía pelo diálogo entre os agentes internos que fazem a cooperativa acontecer, não será possível continuar o importante trabalho de impacto positivo.
Ciente desse cenário, Benísio reafirma que nos próximos meses, a comunicação será um tópico ainda mais importante no dia a dia da Cotrijal, unindo ainda mais cooperados e colaboradores. “Para 2023, a Cotrijal espera que o fortalecimento de sua comunicação interna permita a implementação plena do Planejamento Estratégico. Temos a previsão de colocar em andamento os processos e funções de forma mais precisa, para que de fato a gente possibilite que a maior quantidade de pessoas que estão envolvidas com a cooperativa possa contribuir e colaborar para que os objetivos sejam atendidos”, frisa.
Seja em pequenas ou grandes empresas – cooperativas ou não – entender que a comunicação interna é a garantia da longevidade dos negócios deve estar no foco da gestão daqui pra frente. Mais do que apresentar o tema e discuti-lo com os cooperados, é necessário e fundamental parar por um momento para que um plano seja realmente lapidado. Para Godinho, compreender esta realidade é fundamental. “Quanto maior for o entendimento por parte das empresas de que Comunicação Interna tem tudo a ver com experiência, produtividade, inclusão, digitalização e resultado, mais solidificada a área estará dentro das organizações”, finaliza.
10 ferramentas para a comunicação interna da sua cooperativa
Para uma comunicação interna eficaz, é preciso adotar as melhores ferramentas que ajudarão a sua equipe. Conheça 10 exemplos que podem ser adotados por sua cooperativa:
1 – Intranet: uma rede personalidade para os colaboradores, onde as informações podem ser divulgadas para todos.
2 – Rede Social Corporativa: funciona perfeitamente para sua empresa ou agência, pela similaridade operacional com redes sociais tradicionais.
3 – Mural: um espaço visível para todos, onde as principais informações e lembretes estarão fixados.
4 – TV corporativa: deve estar espalhada em todos os ambientes da empresa, de forma que todos os colaboradores possam conferir as informações divulgadas.
5 – Email: o serviço tradicional ainda é muito utilizado, sendo altamente eficiente para recados importantes, marcas reuniões e outros.
6 – Newsletter: impressa ou digital, é um importante canal para mostrar informações úteis aos colaboradores.
7 – Manual do colaborador: eficiente para novos colaboradores, ao trazer de forma transparente as informações que ele precisa saber sobre a empresa.
8 – Caixa de sugestões: ideal para aqueles colaboradores que têm ideias e excelentes sugestões, mas ao mesmo tempo têm receio ou vergonha de falar abertamente com o chefe ou líder de um setor.
9 – Reuniões: ideal para ocasiões especiais, onde o encontro e a troca entre o time são essenciais para o desenvolvimento e definição de próximos passos.
10 – Videoconferência: essencial para times que possuem colaboradores e players que não necessariamente podem atender às reuniões presenciais.
Por Leonardo César – Redação MundoCoop