Um dos grandes desafios do cooperativismo é, sem dúvida, manter-se relevante. Uma receita pronta não existe, mas podemos provocar e traçar cenários.
A união da geração Z, cooperativas e empreendedores pode levar a uma colaboração inovadora, aprendizado mútuo e resultados positivos para todos os envolvidos. Pensei em cinco vantagens:
- Inovação: A geração Z é conhecida por ser inovadora e criativa. Unir essas habilidades com a experiência e conhecimento dos empreendedores e cooperativas pode resultar em soluções inovadoras e eficazes.
- Aprendizado mútuo: A geração Z tem muito a aprender com as cooperativas e empreendedores, e vice-versa. Essa troca de conhecimento pode levar a uma melhoria mútua das habilidades e resultados.
- Colaboração: Trabalhando juntos, a geração Z, cooperativas e empreendedores podem criar uma rede colaborativa que beneficia todos os envolvidos. As cooperativas podem oferecer suporte e recursos, enquanto os empreendedores podem trazer novas ideias e perspectivas.
- Maior alcance: A geração Z é altamente conectada e ativa nas mídias sociais, o que pode ajudar a aumentar a visibilidade das cooperativas e empreendedores. Isso pode resultar em maior alcance e vendas.
- Responsabilidade social: A geração Z valoriza a responsabilidade social e ambiental. Unir-se a cooperativas e empreendedores que compartilham esses valores pode aumentar a conscientização e o impacto social.
E você, concorda?
*Luis Claudio Silva é Sócio-Diretor da MundoCoop