Sustentabilidade e equilíbrio são duas palavras com uma grande conexão. O mundo sustentável que buscamos depende de uma série de fatores que devem ser tratados com cuidado e harmonia. E o cooperativismo é um movimento que, em sua essência, procura prestar serviços aos seus cooperados, de modo que traga retorno econômico, sem esquecer do seu entorno, ou seja, das comunidades onde as cooperativas estão inseridas, e dos recursos naturais que dispomos.
No mundo, há três milhões de cooperativas e um bilhão de cooperados, o que representa 12% da população do planeta. Uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista, segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). No Brasil, de acordo com os últimos dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são 4.888 cooperativas e quase 20 milhões de cooperados. E, no Paraná, as 223 cooperativas possuem 3,1 milhões de cooperados, conforme os dados consolidados pelo Sistema Ocepar.
Com uma atuação baseada em princípios e valores, essas cooperativas estão sempre realizando um trabalho diferenciado, visando à construção de um mundo melhor, que seja bom para todos. E, para motivá-las a disseminar à toda sociedade essas características tão especiais do nosso modelo econômico e social, a ACI escolheu o tema “Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável” para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo de 2023, comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho, neste ano em 1º de julho.
Atualmente, o conceito de desenvolvimento sustentável está fortemente vinculado às práticas de ESG (Environment, Social and Governance que, em português, significa ambiental, social e governança) no ambiente corporativo.
E o fortalecimento da imagem do cooperativismo nesse sentido é um dos resultados que esperamos alcançar em nosso Estado por meio do Programa ESG+Coop, lançado em outubro do ano passado e que já conta com mais de 50 cooperativas aderentes. É uma ação que integra Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico de desenvolvimento do cooperativismo paranaense. O objetivo é organizar e sistematizar as ações de ESG das cooperativas e divulgar para a sociedade o que o setor faz para a melhoria das questões ambientais e os impactos econômicos e sociais positivos proporcionados pela cadeia produtiva do cooperativismo.
No Brasil, a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo também é marcada pela celebração do Dia C – Dia de Cooperar. É um momento muito bonito, de intercooperação e integração com as pessoas. É uma iniciativa de responsabilidade social que atende ao sétimo princípio do cooperativismo – interesse pela comunidade. Também é um estímulo ao voluntariado.
No Paraná, muitas cooperativas estão se mobilizando para promover ações em conjunto, que vão beneficiar comunidades, entidades filantrópicas, hospitais, escolas, entre outras organizações, por meio de atividades diversas, que vão desde arrecadação de donativos, como roupas, calcados, alimentos não perecíveis, entre outros itens, até confecção de fraldas geriátricas.
Em Curitiba, estaremos nos reunindo neste sábado no Parque dos Tropeiros, localizado no CIC, bairro mais populoso da capital paranaense, oferendo uma série de atividades para a comunidade, em parceria com cooperativas e entidades parceiras. Serão 350 voluntários mobilizados. A programação é variada e contempla prestação de serviços, palestras, entretenimento, cultura, lazer e muita solidariedade.
Convido todos a se juntarem a nós nesse momento tão especial. Vamos celebrar juntos esse movimento que é sinônimo de desenvolvimento sustentável, prosperidade e oportunidades.
José Roberto Ricken – Presidente do Sistema Ocepar