Recentemente, ao visitar os Estados Unidos, mais precisamente o estado da Califórnia, onde existe uma forte concentração de produtores de flores e Plantas Ornamentais, percebi que “persistir” é o verbo mais presente no dia a dia daqueles agricultores. Isso se deve porque as flores cederam seu lugar para outro produto. Agora, as estufas estão tomadas pela produção de cannabis. A partir de 2016, seja para fins medicinais ou recreativo, esse tipo de produção ganhou ainda mais espaço na região, deixando as flores em segundo plano.
Entretanto, quem pensa que os persistentes produtores de flores desistiram, está muito enganado. Eles continuam por lá. Fortes, criativos e trabalhando com força total com o apoio da associação American Grown Flowers, garantindo, mesmo com dificuldades e uma terra árida, a continuidade de suas atividades. Porém, não é nada fácil ter que produzir, divulgar, vender, apoiar o ponto de venda e, muitas vezes, até assumir a quebra nas lojas. E esse é o ponto!
Visitando os estandes desses produtores na Feira PMA, em Anaheim, cidade da Califórnia, foi muito gratificante ser reconhecida por alguns produtores e poder falar um pouco de cooperativismo com eles. Principalmente, sobre como o trabalho em conjunto permite que nossos produtores tenham mais tempo para se dedicar a produção, pois a cooperativa cuida de todo o trâmite comercial, garantindo negociações e preços justos. Ter garantido seu pagamento pela cooperativa toda semana faz de nossos cooperados empreendedores diferenciados.
A cada propriedade visitada, vi como o Brasil está evoluído em tecnologia de produção e como o cooperativismo deu certo para este vasto grupo de produtores de flores e plantas em nosso país. Contudo, visitando a outra ponta, a do varejo, vi também como temos muito a aprender com esses arrojados e destemidos produtores da América, afinal, se diferenciar no PDV (Ponto de Venda), concorrendo com tantos produtos que aquele país oferece, é realmente desafiador. Mas sim, eles conseguem.
São lojas repletas de flores, ambientes refrigerados e conceitos aplicados de forma perfeita, como o Store in store, com buquês diferenciados e o forte apelo às datas comemorativas, produtos especialmente decorados, direcionados e vendas casadas feita com perfeição. E Por quê? Porque não se deve perder nenhuma oportunidade no momento da compra. Encantar o cliente é necessário, e para isso, ser arrojado é realmente um diferencial!
É barato? Não! E esses produtores que o digam. Eles produzem, embalam, fazem a logística dos produtos, o marketing e recebem somente após 30 ou 60 dias. Sozinhos, cada um cuidando de sua própria jornada, se arriscando e aprendendo com os próprios erros. Isso se chama persistir.
A união faz a força e cooperar faz do seu negócio um sucesso!
Aprendemos que devemos ter melhor cooperação no mercado, com elos fortes ligando produtor – cooperativa – PDV. Isso nos trará resultados ainda melhores, visto que da porteira para dentro temos melhor tecnologia, cadeia de frio bem aplicada, logística eficiente e rastreabilidade de produtos. Isso é muito bom, mas precisamos ser mais eficientes no encantamento junto ao nosso cliente.
Podemos ensinar muito, contudo, aprendemos muito também a cada experiência. Nesse caminho, vamos inspirando, pois esse é o Cooperativismo que Inspira.
*Thamara Helena D’Angieri é Gerente de Marketing na Cooperativa Veiling Holambra