O ano de 2024 está começando com grandes perspectivas para o cooperativismo. Em ritmo acelerado de crescimento, o setor vem consolidando uma base forte, provando que é um modelo de negócios justo, inclusivo, responsável, agregador e sustentável, em todas as partes do mundo. Junto com todo o sucesso que já conquistou, o segmento traz também novos e robustos desafios.
Se olharmos para 2023, ou para os últimos cinco anos, veremos que o maior desses desafios talvez seja a própria superação. Sim, sobrepujar tudo o que vem obtendo -reconhecimento, espaço no mercado, geração de renda e prosperidade a quem nele se insere ou está envolvido – exige do cooperativismo uma boa dose de empenho. E criatividade.
Os números falam por si. Somamos, no Brasil, 4.693 cooperativas, 20,5 milhões de cooperados e 524 mil empregos. Olhando para Minas, reunimos 803 cooperativas, 2,8 milhões de cooperados e 54,5 mil vagas formais de trabalho. O Estado, aliás, é pioneiro quando se trata de inovar, gerar ideias e lançar projetos para alavancar o desenvolvimento do cooperativismo no País.
Em Minas nasceu, por exemplo, o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento que extrapolou as fronteiras estaduais e ganhou projeção nacional, mobilizando as cooperativas num grande programa de voluntariado e Responsabilidade Social.
Foi daqui também que saíram 62,5% das cooperativas contempladas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023, destacando a qualidade e a competitividade das nossas iniciativas. Isso significa que, das 56 cooperativas premiadas no Brasil, 35 foram de Minas Gerais.
O Sistema Ocemg, à frente desses e de outros projetos e resultados, trabalha intensamente para alavancar o desenvolvimento econômico e estimular a sustentabilidade no cooperativismo mineiro. No ano passado, 410 cooperativas concluíram o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) oferecido pela entidade, fomentando a adoção de boas práticas, sendo um importante catalisador rumo à excelência na gestão cooperativista.
Por meio da gerência de Desenvolvimento e Monitoramento das Cooperativas, atendemos, com ações diversificadas, 724 das nossas associadas. Dentro das iniciativas in loco, as equipes do Sistema Ocemg realizaram 518 visitas técnicas, para se ter uma ideia da dimensão do nosso trabalho.
O cooperativismo é um modelo de negócios que tem se mostrado cada vez mais eficiente em promover o desenvolvimento econômico, a responsabilidade ambiental, a equidade e o progresso social, aprimorando a atuação das cooperativas nas comunidades em que estão inseridas.
Com uma expectativa otimista, procuraremos, mais uma vez, o caminho da excelência, consolidando o cooperativismo como um modelo promotor da paz. Juntos, certamente, continuaremos sendo a casa da inovação, transformando histórias e comunidades. Estamos certos de que 2024 será extraordinário.
*Ronaldo Scucato é Presidente do Sistema Ocemg