A líder da Cooperativa AgroVerde, Rita de Cássia Alves, tem desempenhado um papel importante no fortalecimento da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro desde que assumiu a presidência, em 2021. Ela compartilha a ideia de que programas de compras públicas – como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – têm sido fundamentais para impulsionar a qualidade de vida, a sustentabilidade e o crescimento da cooperativa.
Em sua visão, as mulheres rurais destacam-se tanto na agricultura familiar como nas múltiplas tarefas que exercem ao longo de um dia. Na qualidade de mulher rural empreendedora, Rita de Cássia identifica a oportunidade de implementar uma agroindústria para agregar ainda mais valor e ampliar as possibilidades da sua renda e de outras cooperadas. Nesse sentido, ela cita o PNAE e o PAA como desenvolvedores de toda a cadeia produtiva da agricultura familiar, com atenção especial à promoção da qualidade de vida e ao respeito ao meio ambiente, além da garantia de uma renda estável e sustentável.
Desde 2009, a legislação brasileira estabelece que no mínimo 30% dos recursos federais do PNAE, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Essa medida contribui para a estabilidade de demanda, incentivando o aumento da produção diversificada de produtos.
Para Rita de Cássia, políticas de compras públicas favorecem a melhoria nas práticas de responsabilidade socioambientais na cooperativa, o que facilita o acesso a recursos de outros programas governamentais, ampliando assim as oportunidades de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar local.
Fonte: Gov.br