A oitava edição da Expoagro Cotricampo encerrou no sábado, dia 24, com faturamento superior a R$ 374 milhões. O saldo é 6,8% maior que os R$ 350 milhões totalizados na edição do ano passado e confirma a expectativa inicial do presidente da Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo (Cotricampo), Gelson Bridi. “Os bancos e as cooperativas de crédito emprestaram muito dinheiro na feira, mais que em outros anos”, pontuou.
A avaliação também é positiva quanto à presença do público no Campo Experimental da Cotricampo, em Campo Novo. A exposição durou quatro dias – um a mais que as edições anteriores – e contabilizou 42,4 mil visitantes.
“Por mais que nosso agricultores estejam receosos e com dificuldades devido aos baixos preços das commodities, os números são positivos e engrandecem a equipe da cooperativa, as entidades, os patrocinadores e os expositores que ajudaram a fazer a feira”, celebrou Bridi.
A projeção da cooperativa, antes de iniciar a feira, era de superar a marca das 40 mil pessoas.
O último dia da exposição teve como destaques o Seminário Duas Safras, realizado pelo Senar-RS, o banho de leite e o desfile das campeãs leiteiras na Arena Bovinos. “O evento consagrou a genética da Granja Garzella, de Catuípe, que se consagrou como o grande destaque da feira, que contou pontos também para o Circuito Exceleite”, divulgou a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), ao participar do evento pela segunda vez consecutiva.
Outro destaque foi a dinâmica de máquinas agrícolas, promovida por indústrias do setor. A atividade ocorreu todos os dias da feira e aproximou a tecnologia dos drones ao trabalho do campo. Controlados por aplicativo de celular, os instrumentos chamaram a atenção principalmente dos pequenos agricultores, que buscaram autonomia e mobilidade no dia a dia.
Participação jovem é destaque em dia dedicado ao cooperativismo
Incentivar e valorizar a participação dos jovens na renovação do setor foi um dos destaques na quinta-feira (22) na 8ª Expoagro Cotricampo, em Campo Novo/RS. Na atividade que abriu o dia dedicado ao cooperativismo, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltou a importância de planejar o futuro e criar oportunidades para que este público expresse suas ideias e possa participar ativamente do dia a dia da gestão das cooperativas.
Em momento de interação com os comitês de jovens cooperativados, Hartmann falou da formação de novas lideranças sob as estruturas tradicionais de respeito aos associados mais antigos, os atuais em atividade e a sua relação com as novas gerações. “Precisamos estar preparados para abrir espaço, respeitando aqueles que já contribuíram e os que ainda contribuem para o crescimento das cooperativas”, disse.
Para ele, a formação de novas lideranças tem de ser encarada como uma prioridade. “O setor tem pressa e precisamos impulsionar o crescimento do cooperativismo no estado. O desafio é preparar esses jovens para assumir a função de grandes líderes do futuro, capacitando-os para compreender a complexidade das cooperativas. Cabe à nossa geração criar espaços e oportunidades para que a juventude expresse suas necessidades e desejos, para que se tornem os melhores cooperativistas do futuro”, afirmou Hartmann.
O presidente enfatizou ainda a importância de promover o senso de pertencimento e desenvolvimento social das cooperativas. “Devemos mostrar à sociedade que geramos excedentes que são distribuídos entre os associados. Não há outro modelo econômico e social que tenha melhor capacidade e alcance para gerar desenvolvimento e também resultados individuais para cada associado”, destacou.
Influenciadores e o empreendedorismo jovem no campo
O segundo painel da manhã a abordar a relação dos jovens com o cooperativismo contou com a participação de representantes de cooperativas e influenciadores de redes sociais. Jessyca Bolzan, mediadora do encontro e integrante do Comitê de Jovens Geração C RS, falou sobre a criação dos comitês de jovens cooperativados em 2019 pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
“Os comitês promovem a cooperação, a troca de experiências e são essenciais na formação de lideranças, sendo um excelente canal de comunicação entre jovens e cooperativas, além de difundir novas tecnologias”, explicou Jessyca.
Comprometido em ampliar os quadros jovens no cooperativismo, o Sistema Ocergs passou a integrar, em 2022, o Comitê Nacional de Jovens (Geração C). Um ano depois, criou o comitê estadual, com o objetivo de fortalecer a participação democrática da juventude no cooperativismo, oferecendo um espaço para que possam apresentar suas demandas e necessidades específicas.
Para encerrar a manhã, o palestrante Alexandre Garcia apresentou uma palestra sobre empreendedorismo jovem no campo. Com uma apresentação envolvente e bem-humorada, ele destacou a importância de identificar e investir em novas oportunidades.
“Em todas as regiões, existem oportunidades como o agroturismo, que está em crescimento e mostrando às cidades a riqueza do campo, a produção de orgânicos, cervejarias artesanais, vinícolas artesanais e energias renováveis impulsionadas pelo campo. Hoje, os jovens têm acesso à tecnologia e precisam aproveitar para se capacitar e explorar as novas alternativas que surgem”, concluiu o palestrante.
Fonte: Correio do Povo / Ocergs