Como forma de estimular o desenvolvimento sustentável do país e ao mesmo tempo criar possibilidades do mercado de créditos de carbono, o Banco do Brasil (BB) abriu leilão online para aquisição de imóveis rurais com a possibilidade de pagamento total ou parcial, utilizando estes créditos. Embora o evento esteja agendado para Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho, os lances já podem ser efetuados. O leilão acontecerá no dia 7 de junho, às 14h.
“O cooperativismo vê com bons olhos esta medida, pois valoriza-se o ativo ambiental. E nós, no cooperativismo, temos ativos ambientais nas florestas em pé ou em outras atividades produtivas que geram e podem ser recompensadas com esses créditos. Isso cria um ambiente favorável para a efetiva realização de um mercado de carbono no Brasil, uma vez, que gera infraestrutura e demanda por esse crédito lastreado no bem ambiental. Desta forma, temos um contexto para construir um caminho seguro para este novo mercado”, destacou o coordenador de Meio Ambiente e Energia do Sistema OCB, Marco Morato.
Segundo o BB, os créditos precisam ser gerados conforme os padrões e termos reconhecidos pelo mercado por meio de certificadora autorizada. Os imóveis disponíveis estão localizados em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os descontos podem chegar a até 55% em relação ao valor de mercado.
Fonte: Cooperação Ambiental/Sistema OCB