O Setembro Amarelo, representado pela cor que simboliza a atenção à saúde mental, é um movimento global que busca disseminar informações e combater o estigma em torno das doenças mentais. Quando unimos o Setembro Amarelo e o Cooperativismo, encontramos uma aliança poderosa para promover a saúde mental e o bem-estar das pessoas. As cooperativas podem desempenhar um papel crucial ao criar ambientes de trabalho e comunidades que valorizam a solidariedade, o respeito e a empatia.
Ao promover ambientes de trabalho saudáveis, onde os funcionários têm acesso a programas de apoio à saúde mental e são incentivados a compartilhar suas experiências e desafios, as cooperativas podem contribuir para a prevenção do suicídio e a melhoria na qualidade da saúde mental. Além disso, o cooperativismo promove a inclusão social, oferecendo oportunidades de emprego e educação que podem fortalecer a resiliência das pessoas em situações difíceis. “É fundamental entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Conversas abertas sobre emoções, busca por ajuda profissional e o fortalecimento de redes de apoio são ações cruciais para prevenir tragédias e promover uma sociedade mais saudável”, explica a psicóloga e consultora do Sistema OCERN, Juliana Alencar.
E foi pensando em promover mais qualidade de vida e preservação do ambiente organizacional e da saúde mental que o Sistema OCERN lançou o programa de terapia gratuita. uma iniciativa do setor de Promoção Social do Sescoop/RN. Juliana Alencar destaca a importância deste trabalho para a saúde mental e emocional de todos e que pode gerar um impacto positivo nas empresas. “O profissional com uma boa saúde mental, ele é naturalmente mais produtivo. Porque ele se sente bem consigo mesmo e isso reflete em todos os aspectos da vida e, claro, no seu trabalho”, comenta.
O serviço está disponível para todas as cooperativas potiguares regulares com o Sistema OCERN e acontecem sempre às terças-feiras, mediante agendamento. O benefício é direcionado cooperados e colaboradores de cooperativas, extensivo a familiares e comunidade. Para mais informações, o telefone do Sistema OCERN é o (84) 3605-2531.
Coopanest/RN apoia campanha nacional de segurança do paciente
A Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (CoopanestRN) está apoiando a campanha nacional de segurança do paciente, que este ano tem como tema “Cuidando de você, cuidando de todos. O objetivo é promover a conscientização sobre a segurança do paciente, incentivando ações que contribuam para a melhoria dos cuidados de saúde.
“Como anestesiologistas, reafirmamos o compromisso de proporcionar uma experiência segura e confortável para cada paciente. Nossa principal responsabilidade é trabalhar em colaboração com a equipe cirúrgica, pacientes e seus familiares, a fim de garantir que todas as medidas sejam tomadas para maximizar a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos”, diz o presidente da Coopanest, Vinícius Luz.
Em 2023, a campanha “Cuidando de você, cuidando de todos” é uma inciativa da SBA – Sociedade Brasileira Anestesiologia e FEBRACAN – Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia. Instituições que estão empenhadas em repassar informações e aproximarem ainda mais a relação entre médico e paciente.
No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529/2.013, com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, públicos ou privados, de acordo com a prioridade dada à segurança do paciente na agenda política dos estados-membros da OMS, que instituiu o dia 17 de setembro como a data para lembrar sua relevância da segurança do paciente.
Desde a criação foram definidas estratégias para promoção da segurança do paciente foram apresentadas em três categorias. A primeira é a identificação dos principais riscos relacionados à assistência de enfermagem; a segunda a Incorporação de práticas seguras e baseadas em evidências; e a terceira o levantamento de barreiras e oportunidades para um cuidado seguro.
Os médicos desempenham um papel fundamental nessa colaboração, uma vez que são responsáveis diretos pelo atendimento e pela tomada de decisões relacionadas à saúde dos pacientes. Ao aderir à campanha e seguir as diretrizes propostas, os médicos contribuem para a melhoria da segurança dos pacientes, reduzindo erros médicos, complicações e iatrogenias.
Fonte: AgoraRN