Uma cooperativa de Campo Mourão, no norte do Paraná, investiu R$ 1,65 bilhão para criar uma usina de etanol de milho, fonte geradora de energia limpa.
O projeto está praticamente pronto. As obras para o prédio de 70 mil metros quadrados devem durar dois anos. A previsão é de que a usina comece a funcionar no primeiro semestre de 2026.
Segundo o presidente executivo da cooperativa, Airton Galinari, o local deve destinar 600 mil toneladas de milho para produzir o etanol – 20% do total que recebe a cada safra. Ao todo, a usina deve produzir 258 milhões de litros de etanol por ano.
“Dos três grandes cereais que movimentamos, soja, milho e trigo, de soja já temos três indústrias, industrializamos de 40 a 45% de todo o recebimento que temos; do trigo já temos uma indústria que industrializa de 30 a 40% de trigo. E do milho ainda não tínhamos”, diz
Atualmente, no Paraná, só uma usina produz etanol de milho. A indústria fica em Jandaia do Sul, também na região norte.
No local, funciona o chamado sistema flex, em que o álcool é feito tanto a partir da cana, quanto a partir do milho. São mais de 16 milhões de litros de etanol por safra.
Fonte: G1