Resiliência. Reinvenção. Há inúmeras qualidades que explicam a longevidade de um negócio, mas no caso da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COPLACANA), que está completando 75 anos de existência, talvez estas sejam as palavras que melhor explicam os motivos do sucesso por trás de quase oito décadas de trabalho.
Fundada em 1948, a cooperativa se reinventou para que pudesse se tornar um ecossistema que oferece todos os produtos e serviços que o produtor precisa para produzir com qualidade. “Sempre com o objetivo de atender às necessidades do cooperado, a COPLACANA abriu novos horizontes quando mudou o seu Estatuto, de produtor de cana-de-açúcar, para produtor rural, isto é, qualquer produtor que produzir qualquer produto, seja cana, sorgo, hortifruti, agropecuária, pode se tornar sócio e também em qualquer estado do Brasil. Isso fez com que pudéssemos levar serviços, produtos e tecnologias ao cooperado”, explica Arnaldo Bortoletto, presidente da cooperativa.
Com 35 unidades estratégicas em cinco estados brasileiros, a primeira unidade em Piracicaba, materializou o sonho de 57 produtores que se uniram para discutir estratégias para elevar seus negócios e resultados. Hoje, a cooperativa é uma das principais referências do setor, crescendo ano após ano de forma exponencial, sempre pautada pela diversificação de seus produtos e atenta ao mercado e às demandas de seus cooperados. “A COPLACANA sempre procurou prever as necessidades de seu cooperado, buscando os melhores produtos, com a melhor eficiência, proporcionando as condições de, cada vez mais, elevar sua produtividade e tornar a propriedade economicamente viável, fazendo com que o produtor possa participar deste grande desenvolvimento do agro brasileiro”, reforça Bortoletto.
Sempre colocando o produtor no centro de suas estratégias, a cooperativa vive o ápice de seu trabalho até aqui. Através de treinamentos e capacitações, prepara seus colaboradores para acompanharem a evolução do mercado, garantindo assim que os cooperados sempre tenham à sua disposição as melhores alternativas e práticas, alinhadas com um agro cada vez mais sustentável e pautado pelo propósito de impactar positivamente a sociedade.
Para as próximas sete décadas, Bortoletto ressalta que a ordem é pensar de forma estratégica em todos os aspectos, sempre olhando para o que acontece “lá fora”. “O que podemos afirmar é que, dentro do nosso planejamento estratégico, estamos nos preparando com a transformação digital, inteligência artificial, utilizando os melhores treinamentos para acompanhar o que virá no futuro desafiador da produção da era da automação de veículos e tratores. Também estamos utilizando drones para, cada vez mais, produzir com os menores gastos e sempre com a melhor tecnologia”, completa.
Sempre pioneira no que diz respeito à evolução do ramo agropecuário, a COPLACANA comemora mais um ano guiada pelo que sempre ditou os seus passos: o foco nas pessoas. E através dessa cultura, segue com a certeza de que enquanto tiver o produtor no centro de tudo, estará cumprindo seu papel de garantir que o agro de amanhã seja tão forte quanto o agro de hoje.