No dia 26 de janeiro, a cooperativa agroindustrial Cooperja, inaugurou uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul. O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, explica que a conquista mostra o potencial de expansão da cooperativa e sua capacidade de aproveitar as oportunidades do mercado.
“Este investimento será de suma importância para a Cooperja conquistar novos clientes, crescer em faturamento, estar presente no campo com produto de qualidade e oferecer um portfólio completo aos agricultores”, destaca Vanir Zanatta.
Nova unidade moderna e tecnológica
A primeira etapa da obra conta com mais de 4.400m² de área construída, e está localizado dentro de uma área de mais de 90.000m². Segundo o Gerente da nova UBS, Celito Mezzari, a Cooperja entende que sementes se produzem no campo, porém, é fundamental que sejam selecionadas com tecnologia e dedicação.
“Nessa nova unidade foi investido no que há de melhor em seleção de sementes, como seleção eletrônica de sementes com inteligência artificial, e unidades de armazenagem especial para sementes com termometria digital. Também contamos com laboratório interno de qualidade de sementes e centro de tratamento de sementes industrial (TSI)”, destaca Celito Mezzari.
Dessa forma, a nova unidade moderna e tecnológica traz ganhos significativos para toda a região, beneficiando diversos agricultores, parceiros e contribuindo para o desenvolvimento de uma agricultura mais eficiente e produtiva.
Desenvolvimento da região
Para a subgerente da unidade, Nara Lucia dos Santos, a instalação da UBS em Santo Antônio da Patrulha é muito relevante para a região como um todo, já que aproxima a cooperativa dos associados que têm interesse em produzir sementes de soja e arroz, com apoio técnico da Cooperja desde o plantio.
“A UBS possui uma estrutura para produzir sementes de alta qualidade. Toda a unidade foi planejada para garantir a entrega de sementes com alta qualidade e vigor, através de equipamentos projetados especificamente para o beneficiamento de sementes. Além de contar com seleção eletrônica dos grãos por meio de imagem e tratamento industrial das sementes”, ressalta Nara.
Além da oportunidade de negócio para os produtores da região, a UBS também traz novos empregos para a cidade com perspectiva de crescimento. Uma vez que a Cooperja incentiva o aprendizado e estudo constante dos novos colaboradores para que estejam cada vez mais preparados para as oportunidades internas.
Expansão da atuação do Cooperja
Além do Rio Grande do Sul, a Cooperja também está presente nos estados de Pernambuco e Bahia, com centros distribuidores, atendendo às reivindicações dos clientes. Recentemente a cooperativa chegou também no Maranhão, aceitando o grande desafio de ajudar a desenvolver aquele Estado. Lá foi inaugurada unidade industrial da cooperativa, dando suporte técnico e comercial aos agricultores daquela região.
Qualidade das sementes
O setor de sementes da Cooperja conta com mais de 1200 hectares de área de produção de sementes e a parceria de 50 produtores associados cooperantes. São mais de 20 cultivares de arroz e soja, com a parceria de mais de seis empresas obtentoras de genética e tecnologia. Ao todo são comercializadas mais de 5 mil toneladas de sementes, com potencial para plantar mais de 50 mil hectares.
As sementes da Cooperja são bicampeãs na conquista do Selo SeedCare da Syngenta. Sendo a única empresa no Brasil a conquistar este selo para a cultura do arroz. Outro grande reconhecimento é a conquista do selo Seed Solutions da Basf. Sendo a primeira Cooperativa a conquistar este selo para cultura do arroz no Brasil.
Fonte: NSC Total