As maiores cooperativas agrícolas do Brasil já começam a sentir os resultados da digitalização de seus negócios por meio da criação de Balcões Digitais para suas lojas e da inserção dos produtos no marketplace Supercampo.com, ampliando assim o alcance das vendas.
A mudança começou em dezembro de 2021, quando surgiu a maior iniciativa intercooperativista do agro brasileiro: a agtech Supercampo. Formada por 12 das 20 maiores cooperativas agro brasileiras, sendo elas: Agrária, Alfa, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar, com o intuito de conectar o produtor rural com as melhores oportunidades de negócios em ambientes digitais.
A mudança não beneficiou apenas os compradores já associados da cooperativa, mas também ampliou o acesso à vitrine de produtos para compradores de todo o Brasil. A cooperativa Integrada, por exemplo, de Londrina (PR), apenas entre julho e agosto de 2023, viu o volume de transações crescer 200% e a receita, 208%.
“A Supercampo.com permitiu que a cooperativa atingisse mercados de outros Estados que antes estavam fora do alcance de vendas, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Isso tem gerado novas oportunidades de negócio e fortalecimento de marca”, afirma Edimar Antonio De Melo, Especialista Comercial da Integrada.
Itens relacionados à manutenção de veículos e equipamentos têm sido os mais vendidos, seguidos pela linha de nutrição animal. “Eles possuem um diferencial no mercado devido às condições econômicas atrativas e, também, por em parte serem produzidos pela própria cooperativa, o que tem chamado à atenção de clientes em outras regiões do Brasil”, explica Melo. “O comércio eletrônico tem sido um facilitador para a cooperativa, permitindo melhorias no atendimento e possibilitando novas oportunidades de negócio no ambiente digital que não eram exploradas”, complementa.
Outra cooperativa que já percebeu o resultado da digitalização é a Cotrijal, de Não-Me-Toque (RS). “Fizemos um trabalho de divulgação entre nossos cooperados, mostrando mais uma facilidade disponível a eles, assim como disponibilizamos as promoções realizadas nas lojas físicas para o marketplace”, conta Felipe Birk – Analista de E-commerce da Cotrijal.
Para se ter uma ideia do alcance, atualmente, menos de 30% de todos os pedidos transacionados na Supercampo.com são do Estado do Rio Grande do Sul. “Se considerarmos a região de atuação da Cotrijal, são apenas 6% dos pedidos. Isso comprova que a maior parte deles foram para regiões novas que antes não chegávamos com as vendas em lojas físicas”, comemora Birk.
Entre os itens que tiveram maior venda estão baldes de óleo de 20L, graxa 10 e 20kg e pontas teejet. “Acredito que o principal fator foi o preço baixo, pois esses itens tiveram maior saída justamente no período que estavam em promoção. De maio a julho de 2022, por exemplo, foram 55 unidades de Lubrax Top Turbo 20L vendidas. No mesmo período de 2023, subiu para 109 unidades, sendo que destas, 45 foram pela plataforma Supercampo”, conta Birk.
O comércio eletrônico tem se tornado um facilitador para as cooperativas. “A expectativa colocada em cima das vendas online é grande por parte da Cotrijal, pois os produtos acabam tendo um custo de operação menor, visto que não envolvem uma logística tão grande como as lojas físicas demandam atualmente”, finaliza.
Conteúdo exclusivo Revista MundoCoop Edição 114