Com a solidariedade dos cooperados, a Coop está mudando a vida de muitas pessoas através do seu Programa de Apoio às Entidades, lançado há 20 anos e que já beneficiou projetos de 319 instituições sociais com recursos de R$ 6,7 milhões.
Em 2022, uma das beneficiadas pelo programa, que compõem a plataforma de responsabilidade no pilar Coop Faz Bem Pra Comunidade, foi a Instituição Recanto da Tia Célia, localizado na cidade de Mauá, que conseguiu viabilizar a montagem de uma cozinha utilizada na capacitação de mulheres para a geração de renda.
O aporte de R$ 31 mil contribuiu para a compra de móveis, armários, mesas de inox e forno industrial utilizados para as aulas de panificação e confeitaria, dois cursos dos vários outros que integram o projeto Dona de Mim, dirigido às mulheres em situação de vulnerabilidade social, muitas delas vítimas de violência doméstica.
A doação chegou no momento certo, já que as aulas, até então, eram improvisadas no refeitório da entidade, dividindo espaço com funcionários e também com as crianças e adolescentes atendidas no contraturno escolar. Além das oficinas de panificação e confeitaria, a instituição promove às mulheres cursos de corte-costura, manicure, trancistas, artesanato, designer de sobrancelhas e informática.
Ao todo, 217 mulheres estão integradas no projeto, que já capacitou outras duas centenas delas da comunidade. O Dona de Mim foi lançado ao longo da pandemia da covid-19, quando a instituição passou a receber grande demanda por cestas básicas e demais pedidos de assistência, inclusive, de acolhimento por conta de casos de violência doméstica.
A solução encontrada pela instituição foi trabalhar no empoderamento feminino por meio da capacitação, dando oportunidade às mulheres de gerar renda com a venda de seus produtos e serviços, assim como de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Dessa forma, a autonomia financeira supriria as necessidades e, por lado, levantaria a autoestima e a confiança delas para romperem com o ciclo da violência dentro de casa.
Essa é apenas uma parte do trabalho desenvolvido pelo Recanto Lar da Tia Célia, instituição fundada em 1999 por Célia Maria da Silva, mãe de oito filhos, que ao chegar à comunidade do Jardim Ipê decidiu abraçar as crianças, montando uma creche comunitária em sua própria casa.
Fonte: Imprensa COOP