No dia 19 de setembro, a Cooperja formou 21 jovens no programa Cooperja do Amanhã Líderes, uma parceria com o Sescoop/SC no Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC). O curso iniciou em abril e contou com diversas disciplinas referentes ao agronegócio, como educação cooperativista, gestão rural, liderança, estatuto da cooperativa e seus negócios, entre outros assuntos que foram abordados com diferentes palestrantes, considerados referência no assunto.
Cintia Daros Lazzarin, agricultora e uma das formandas, ressaltou que o curso proporcionou a oportunidade de conhecer melhor o cooperativismo.
— Com certeza o curso agregou em várias áreas da nossa vida, os instrutores eram ótimos, trouxeram dinâmicas capazes de transformar e fazer repensar atitudes. Nosso grupo de jovens criou um laço de amizade bem bacana, conhecemos pessoas. Somos gratos pelo convite que recebemos — explicou Cintia.
A solenidade de formatura aconteceu no auditório da Sede Administrativa em Jacinto Machado e contou a presença do vice-presidente da Cooperja Antônio Moacir Denoni, Diretores, integrantes do Conselho administrativo, colaboradores, alunos e seus familiares.
Para o vice-presidente da Cooperja, foi uma noite especial em que a Cooperja e os alunos deram um importante passo no cooperativismo e formação.
— Em nome de toda direção, estamos muito felizes em poder concluir um curso que fez a diferença na vida de cada um, que proporcionou crescimento pessoal e profissional, que esses jovens levarão para suas propriedades. Queremos sempre caminhar juntos com todos, ajudando a proporcionar mais momentos assim. Que venham mais jovens fazer parte conosco — declarou Denoni.
Defensores do cooperativismo
Durante o curso os alunos conheceram todas as unidades da cooperativa e puderem ter aulas com o presidente e diretores, conhecendo como é o dia a dia dos trabalhos. Segundo a coordenadora social Elisabete Biz dos Santos, a intenção do curso é a continuidade dos jovens na Cooperja, para que estejam cada vez mais próximos e sejam defensores do cooperativismo e da cooperativa.
Segundo o formando e agricultor, Rafael Biz Marcon, o curso demonstrou que a união no cooperativismo traz grandes frutos e amizades e o entendimento que a Cooperja é parceira, não só na produção, mas também nas áreas sociais.
— A importância do curso para líderes cooperativistas está no aprendizado que vamos levar de bagagem para o nosso dia a dia. A Cooperja anda ao nosso lado, dando total apoio em todas as áreas, e, com isso, temos a tranquilidade de que estamos em boas mãos — concluiu.
Fonte: NSC Total