Em março, o Sicoob Meridional deu início à formação de professores para o Programa Cooperjovem, que deve habilitar até novembro 62 professores. A nova metodologia foi pensada para dialogar com esse novo momento da educação, com a inclusão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em sua base teórica metodológica, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis), bem como as etapas e elementos da ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) e da Gamificação.
A responsável pelas atividades do Cooperjovem no Sicoob Meridional, professora Loni Dupont, explica que, após a formação, os docentes iniciarão as atividades com os alunos através do Cooperjogo que envolve quatro eixos: educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental.
Segundo ela, os estudantes do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais de Toledo e de Vera Cruz do Oeste irão cooperar para solucionar um desafio. “Os participantes terão que transformar um problema da comunidade ou da escola desenvolvendo habilidades, competências e unindo forças através de parcerias”, explica.
O Programa Cooperjovem, desenvolvido pelo Sicoob Meridional desde 2012, com apoio do Sescoop/PR, em parceria com as Secretaria Municipais de Educação dos municípios de Toledo e Vera Cruz do Oeste (PR), com a participação das escolas municipais, tem como propósito potencializar nas crianças e jovens o protagonismo e o compromisso com a construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera.
A professora Luciana Gomes, da Escola São Francisco de Assis de Toledo, lembra das atividades que participou em 2022 por meio do Cooperjogo e conta que, para este ano, a proposta está ainda mais inovadora. “Com as ações conseguimos mostrar para os estudantes que a escola é lugar para contribuir para o desenvolvimento da comunidade, além de estudar”, ressalta.
A metodologia foi pensada em conjunto com Sescoop Nacional, Instituto Sicoob, Sebrae e Banco Central, secretarias da educação, cooperativas, escolas, multiplicadores, educadores e estudantes.
Fonte: Sicoob Central Unicoob