Para celebrar o mês do meio ambiente, mas também à título de conscientização, a Unimed Ponta Grossa distribuiu mais de 400 mudas da árvore manacá-da-serra aos colaboradores da cooperativa. As entregas aconteceram nos dias 13 e 14 de junho, na Sede Administrativa, no Hospital Geral Unimed e no Laboratório Matriz da Unimed.
As árvores fornecem sombra, melhoram a qualidade do ar e são essenciais para a vida. Além disso, elas ajudam a absorver a água da chuva, prevenindo enchentes e deslizamentos de terra. As mudas escolhidas para a distribuição na cooperativa vieram do Viveiro Florestal UEPG/CAAR, um projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, criado em 2019, voltado à produção de mudas de espécies florestais em duas linhas de atuação: arborização urbana e restauração de ecossistemas degradados. Para Carlos André Stuepp, Coordenador Técnico do Viveiro, a ação se destaca porque a Unimed PG está mostrando aos colaboradores a relevância para a sociedade ao plantar uma árvore: “Além das árvores favorecem as interações do ecossistema urbano, com os insetos como abelhas e joaninhas que vão fazer a polinização dessas plantas, o ponto mais positivo dela é a beleza cênica que vai gerar para cidade de Ponta Grossa. Cada casa que receber essa planta, vai ter a sua floração expressada de forma muito magnífica”, relata.
A responsável pela Responsabilidade Social e Ambiental da Unimed PG, Cristiane Schwab, conta que a ação foi feita para incentivar os colaboradores a olharem com carinho e responsabilidade para o meio ambiente: “Ainda não tínhamos feitos nenhuma ação parecida e fomos surpreendidos com o resultado. A recepção por parte dos colaboradores foi extremamente positiva e, por isso, já estamos pensando em uma segunda edição para o dia da árvore. ”
O colaborador Matheus Correia relata que achou a ideia genial e que o gesto ligou um alerta, também, para outras ocasiões: “A muda representa um compromisso e uma lembrança para ações que tenham impacto em causas sustentáveis, como a separação do lixo e aquisição de produtos de empresas comprometidas com a luta.” Para Matheus, participar das ações tem um significado de missão de vida: “Quero utilizar a minha vivência para realizar ações que tenham um impacto positivo a longo prazo”, finaliza.
Ainda, o colaborador da Unimed PG, Julio de Freitas Stolle, conta a importância da ação com as mudas de manacá-da-serra porque ele foi um dos líderes do projeto de arborização da serra do Paraná, na BR-376, em que foram plantadas mudas da árvore no projeto Manacá da Serra. Na época, Julio recebeu uma homenagem do Rotary Club, que também participou do projeto. “Desse projeto levei para a casa três mudas que conservo com muito carinho e me alegro quando saem as flores”, conta.
A Unimed PG tem outras ações que envolvem o cuidado com o meio ambiente no radar ainda neste mês, como a “blitz do eletrônico” com a arrecadação de produtos eletrônicos que serão destinados de forma correta.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed Ponta Grossa