Formada em 1995, a Cresol sempre se preocupou em dar sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida. Além de linhas de crédito e a prestação dos serviços financeiros, a Cresol também investe em projetos que possam atingir não só os seus cooperados, mas também seus familiares e a comunidade em geral.
Entre as iniciativas mais recentes está o “Ativa Idade”, um projeto idealizado pela Cresol com o objetivo de promover a inclusão, o reconhecimento e a integração do público idoso no contexto social. O projeto foi iniciado no mês de outubro, tendo como referência o Dia do Idoso.
O projeto envolve palestras, oficinas, dinâmicas, workshops, entre outras atividades, que inclui debates sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento social, cultural e econômico, além de encontros sobre saúde psicossocial, alimentação saudável, cuidados de segurança em casa e uso de tecnologias.
“Atualmente a Cresol possui um quadro significativo de cooperados da melhor idade, eles representam cerca de 25%. E seguindo o nosso posicionamento institucional, este projeto quer reforçar ainda mais a mensagem de “uma Cresol para todos”. É também mais uma iniciativa onde conseguimos estreitar relacionamentos como os nossos cooperados e exercer alguns dos princípios do cooperativismo como Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade”, afirma o presidente da Cresol, Cledir Magri.
Durante o último mês, seis cooperativas iniciaram as ações pelo Projeto Ativa Idade, somando a participação de mais de 2 mil idosos. O objetivo é que o projeto tenha continuidade com a realização de encontros periódicos para este público, ampliando também para outras regiões.
Vale reforçar que o projeto não é uma ação isolada da Cresol, que já conta com várias outras iniciativas voltadas para perfis e faixa etárias diferentes. Só em 2021 foi possível impactar 56.285 crianças e jovens de 546 municípios diferentes, por meio de mais de 36 mil atividades cooperativas com escolas. Outro Projeto, intitulado como Rota de Gestão, que fomenta o protagonismo de jovens e mulheres empreendedoras, também beneficiou, em 2021, 543 cooperados, contando com a participação de 51% de mulheres e 73% de jovens até 29 anos.
Fonte: Imprensa Cresol