A Copagril realizou ontem, uma entrega simbólica do material didático do Programa Cooperjovem para a Escola Municipal Criança Feliz, localizada em Marechal Cândido Rondon, Paraná.
O programa irá abranger 64 crianças dos 4º anos A e B da escola Criança Feliz, e será desenvolvido pelas professoras Ilaine Eduardo e Agda Sosnoski, as quais participaram do projeto de capacitação para desenvolverem o programa ao longo do ano com os alunos.
Este ano, o programa desenvolverá o projeto com 682 alunos de 21 escolas dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Mercedes, Quatro Pontos e Entre Rios do Oeste. Para aplicar o projeto, 31 professores foram capacitados durante o 1º semestre do ano.
A Copagril através da sua participação no Cooperjovem, reforça seu compromisso com o cooperativismo e com os projetos de capacitação das escolas participantes em todas as etapas do programa, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos na sociedade.
A parceria entre a Copagril e a Escola Municipal Criança Feliz é uma iniciativa enriquecedora para a comunidade local, demonstrando o comprometimento da cooperativa com a educação e o desenvolvimento das futuras gerações.
Participaram da entrega dos materiais, o Diretor-presidente da Copagril, Eloir Darci Podkowa, o Secretário de Educação de Marechal Cândido Rondon, Fernando Volpato, a Diretora da Escola Municipal Criança Feliz, Simone Basso, as professoras Ilaine e Agda, e as Assessoras de Cooperativistas da Copagril, Danielle Soares e Tatiane Cardozo.
A Copagril espera que a ação inspire outras instituições a promoverem iniciativas semelhantes, visando o crescimento e o bem-estar da sociedade como um todo.
O programa
O Cooperjovem é um programa educacional alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e educação ambiental através de aprendizagem baseada em projetos e protagonismo da comunidade escolar.
A capacitação oferecida aos professores pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná) é uma das partes fundamentais do programa. Ele tem por objetivo capacitar os docentes para a execução dos projetos e atividades juntos às turmas participantes, assegurando uma abordagem pedagógica efetiva e alinhada com os princípios do Cooperjovem, que envolvem:
- Promover a inclusão de atividades cooperativistas;
- Dotar as escolas públicas de meios para o desenvolvimento do tema cooperativismo;
- Possibilitar o intercâmbio entre escola e cooperativa;
- Resgatar valores e princípios cooperativistas;
- Qualificar professores em cooperativismo e na Metodologia do Projeto para capacitarem outros professores das escolas parceiras.
Fonte: Imprensa Copagril