Encontro ocorreu na sede da Frimesa, em Medianeira, Região Oeste do Paraná

O crescente desenvolvimento econômico motivou uma visita dos Diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à Região Oeste do Paraná, na última sexta-feira (21).

No período da manhã eles estiveram na cooperativa Frimesa, em Medianeira, onde puderam conhecer um pouco mais da estrutura e ações da cooperativa, como também de suas afiliadas.

À tarde, o grupo recebeu o Presidente do Sistema Cresol Baser, Alzimiro Thomé, o Presidente da Cresol Costa Oeste, Adenilson Zanelatto e o Diretor Superintendente da cooperativa, Alex de Souza Ferreira, que apresentaram ao BNDES as estatísticas da região de abrangência da Cresol.

O Diretor de Crédito do BNDES, Petrônio Duarte, o Diretor de Infraestrutura Fábio Abrahão e o Diretor de Mercado Bruno Laskoesky puderam compreender melhor o ciclo da economia e do crescimento na Região da Costa Oeste e também como as cooperativas de crédito conseguem alocar recursos e realizar repasses aos pequenos agricultores.

Segundo o Diretor, Petrônio Duarte, ações como esta são de extrema importância para planejamento das ações e conhecimento das necessidades das cooperativas. “Queremos ajudá-las a acessar ao mercado e, principalmente, divulgar os programas de incentivo do BNDES. Também precisamos, juntos, levar o modelo de gestão do cooperativismo para outras regiões do Brasil”, explica.

O Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, destacou durante o encontro a importante parceria com o BNDES. “Nossa parceria com o BNDES já passou dos 21 anos. São milhares de famílias que se beneficiaram e realizaram seus sonhos por meio do crédito. Juntos, trabalhamos para proporcionar a solução que nosso cooperado precisa”, disse.

Já o Diretor Superintendente da Cresol, Alex Ferreira, reforçou que a intercooperação entre as instituições é fundamental para garantir um melhor desenvolvimento da Região.  “Estamos felizes pela oportunidade proporcionada por nossa parceira e cooperada Frimesa, diante do sexto princípio cooperativista, a intercooperação é uma das bases do sistema cooperativo e trata da parceria, ajuda mútua não somente entre associados, mas também entre as cooperativas locais, regionais e a Frimesa foi muito feliz em proporcionar isso com o grande parceiro do Desenvolvimento de nosso país, o BNDES e as principais Cooperativas de Crédito do Oeste paranaense”

Após essa apresentação, os Diretores do BNDES seguiram para uma visita com Diretor da Frimesa, em uma propriedade rural e demais estruturas da cooperativa.

Fotos: Assessoria de Imprensa Frimesa