Cooperativas de Toledo se mobilizam em prol dos novos imigrantes
Em celebração ao Dia de Cooperar 2022, as cooperativas se unem para apoiar a Embaixada Solidária

Ações que beneficiaram as comunidades e fortaleceram o espírito cooperativo entre as entidades. Essa é a dinâmica do Dia de Cooperar, um movimento voluntário que celebra, anualmente, o cooperativismo e a solidariedade. Em Toledo, pelo sétimo ano, cooperativas se unem para impactar positivamente uma entidade e colocar em prática o compromisso com a sociedade, ajudando, assim, pessoas a transformarem suas vidas.

Na edição de 2022, a mobilização será em benefício da Embaixada Solidária, entidade que promove a inclusão social de novos imigrantes em Toledo e na região Oeste do Paraná. Para celebrar a data, um evento cultural acontecerá no próximo sábado, dia 02 de julho, das 10h às 17h, na quadra esportiva do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Toda a população está convidada a conhecer um pouco mais sobre a cultura e os costumes dos imigrantes que escolheram Toledo como um novo lar.

O Dia de Cooperar em Toledo é uma realização das cooperativas Uniprime Pioneira, Unimed Costa Oeste, Sicredi Progresso, Sicoob Meredional, Cresol, Cooarte, Primato e Cotroledo e da indústria de fios Fiasul, com o apoio da Prefeitura de Toledo e da BRF.

Novos imigrantes

O Brasil recebe, anualmente, centenas de imigrantes, solicitantes de refúgio e refugiados, que vêm de todas as partes do mundo. Atualmente, 1,3 milhão de imigrantes residem no país. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em dez anos (2011 a 2020), houve um aumento de 24,4% no número anual de novos imigrantes registrados, predominantemente oriundos da América do Sul e Caribe, com destaque para as nacionalidades venezuelanas, colombianas e haitianas.

Fundada em 2016, em Toledo, a Embaixada Solidária acolhe e atende refugiados recém-chegados ao Oeste do Paraná, auxiliando-os em necessidades básicas, moradia, recolocação de trabalho e oportunidade de recomeço. Desenvolve, também, um amplo trabalho na preservação cultural e de direitos, garantindo o acesso dessas pessoas às políticas públicas e redes de apoio.

Em sua trajetória, a Embaixada Solidária atendeu cerca de 4.500 pessoas em mais de 20 projetos sociais realizados envolvendo centenas de voluntários.

Com quase duas décadas e meia de atuação, a Uniprime Pioneira, fundada em 1996, está entre as maiores cooperativas do país. São mais de 9 mil cooperados, em 12 agências, distribuídas nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre suas características fundamentais e diferenciais, a cooperativa mantém a essência do cooperativismo de crédito preservada, primando por um atendimento humanizado e personalizado aos cooperados.

SUA REAÇÃO?