Para traçar um panorama real sobre o uso de redes sociais como o Instagram, o TikTok, o Facebook, o LinkedIn e o Twitter nas estratégias de negócios em diversos segmentos de mercado, a RD Station, empresa de tecnologia no desenvolvimento de software (SaaS), realizou uma pesquisa recente para entender como as redes sociais têm feito parte da estratégia de negócios das PMEs no Brasil.
Ao todo, a RD Station entrevistou 297 profissionais de marketing da base de clientes da empresa com o objetivo de entender como as redes sociais deixaram de ser simples canais de comunicação para se tornarem importantes impulsionadores de vendas em todos os segmentos.
Do total de respondentes, 100% afirmaram utilizar diferentes opções dessas plataformas em estratégias de negócios, enquanto que 92,5% dos profissionais consideram o Instagram a rede mais relevante, seguida pelo Facebook com 62%.
Os dados coletados mostraram também que 100% afirmaram usar mídias sociais na estratégia de marketing. Cada público usa diversas redes sociais em diferentes momentos do dia. Para se conectar a ele, é necessário saber quem é o potencial comprador dos serviços ou produtos, que tipo de conteúdo os interessa e qual faixa etária é mais acessível para vender.
Ao serem perguntados quais recursos que seriam mais relevantes para as estratégias usadas nas redes sociais, as opções relacionadas a análise e relatórios ficaram em destaque.
Enquanto 54,1% responderam que páginas com dados globais — que indicam as principais estatísticas da conta como o número de likes e comentários recebidos — seria o recurso mais relevante, outros 51,8% destacaram que seria essencial ter relatórios de performance dos vários formatos que são usados nas redes, como vídeos, imagens e carrossel.
A pesquisa também apontou que mais de 90% consideram o Instagram a rede social mais relevante.
É comum recorrer ao Instagram para buscar mais informações sobre uma empresa. Desde pesquisar um perfil de um médico até ver fotos de pratos de um restaurante, temos o hábito de usar as redes para nos ajudar a tomar decisões sobre escolher uma opção A ou B.
Ou seja, caso uma marca não esteja presente no Instagram, a tendência é que o consumidor busque um concorrente direto que está lá.
Na pesquisa, 65% dos respondentes também indicaram que contam apenas com ferramentas gratuitas para executar estratégia de marketing nas redes.
Fonte: Portal Metropóles