Muitas são as opções para os maduros praticarem a solidariedade e cada um deve fazer a atividade que está dentro das suas possibilidades e que represente os melhores resultados, para quem recebe o cuidado e para quem cuida. Porém o Grupo Cynthia Charone elaborou algumas dicas de trabalho voluntário para melhorar a vida das pessoas. Importante destacar que o Grupo foi criado pela médica Cynthia Charone, oftalmologista e gerontóloga, nascida no Pará e com forte atuação no SUS (Sistema Único de Saúde), onde aprendeu a atender especialmente as pessoas com maior grau de vulnerabilidade. Com esse olhar, ela fundou e é a presidente da instituição, hoje com 18 unidades de trabalho, abraçando o envelhecimento ativo e saudável, o cuidado ao próximo e a medicina como instrumento de qualidade de vida. Inspire-se ou crie a sua própria maneira de ajudar.
Cuidado de animais
É importante o cuidado com cães, gatos e outros bichinhos abandonados, com várias possibilidades de engajamento. A contribuição pode ser desde a limpeza do ambiente e banho dos pets até passar um tempo com os animais.
Visitas a lares de pessoas idosas e orfanatos
É possível ajudar outras pessoas idosas em casas de repouso e instituições de longa permanência, até mesmo com uma simples conversa com os residentes. O mesmo se aplica aos orfanatos, para quem gosta de crianças, ajudando-as nas suas demandas.
Ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade social
A vulnerabilidade pode ser étnica (no caso de indígenas), de gênero (como as mulheres vítimas de violência doméstica) e financeira, entre outras. O engajamento pode ser junto a ONGS e os muitos grupos já criados com esse olhar em todo o país.
Ensino de suas habilidades
Você pode repassar o que sabe, como costurar, tocar um instrumento musical, falar um idioma ou até escrever. Tudo é válido para passar conhecimento ao próximo. Além disso, ensinar um ofício é algo que pode ajudar muito a manter a mente ativa.
Cuidados com o meio ambiente
É uma boa ideia contribuir com as instituições focadas na proteção da natureza, para que o planeta seja um local mais saudável. Vale o plantio de árvores, a conscientização ambiental para a comunidade e o recolhimento voluntário de lixo em praias e ruas.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop edição 109