Um ano se passou desde o início da guerra na Ucrânia. Entramos em contato com Illia Gorokhovskyi, presidente da COOP Ucrânia para entender melhor o impacto da guerra e como o movimento cooperativo internacional pode continuar a ajudá-los.
O que não mudou desde o início da guerra é a necessidade de uma fonte de eletricidade mais confiável. Gorokhovskyi enfatiza que as frequentes quedas de energia tornam quase impossível a ocorrência de qualquer forma de comunicação, as empresas não podem operar e alimentos e remédios não podem ser refrigerados.
“Empresas e organizações da COOP Ucrânia precisam de um número significativo de geradores com capacidade de 4 a 10 kW e, em um futuro próximo, disse ele, “não podemos fazer isso sozinhos”.
Outro problema grave é a destruição de muitas cooperativas que estavam localizadas em áreas de operações de combate.
“Qualquer ajuda de colegas e cooperadores estrangeiros do mundo será extremamente útil e necessária e aceita com grande gratidão.”
O movimento cooperativo internacional se intensificou para ajudar e tem fornecido ativamente assistência financeira direta à COOP Ucrânia. Esses fundos são distribuídos diretamente para cooperativas de consumidores da Ucrânia.
“No momento, nossas contas receberam assistência de colegas dos EUA, Japão, Irlanda, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Bulgária, Austrália, Filipinas, Malásia, Coreia do Sul e outros”, disse Gorokhovskyi.
“Estamos verdadeiramente gratos que a comunidade cooperativa global apoie meu país e a cooperação durante esses tempos difíceis”, acrescentou. “Lembramos que, como membros da ACI, temos um bilhão de amigos e colegas de todo o mundo que simpatizam com nós e quer nos ajudar. Isso nos apoia, nos dá força e nos inspira a acreditar na vitória.” Leia aqui
a mensagem do Presidente da ACI, Ariel Guarco, há um ano .
O movimento cooperativo na Ucrânia hoje
A guerra reduziu o número de cooperativas existentes e as informações sobre cooperativas localizadas em territórios ocupados são escassas. No entanto, há atividade nos territórios libertados e evidências de que as comunidades estão se esforçando para recuperar suas vidas e meios de subsistência. E apesar dos sérios desafios, as cooperativas se adaptaram para continuar sua missão de servir seus cooperados.
“Nos territórios libertados, nosso povo está voltando ao trabalho, as instalações estão sendo restauradas e a logística está sendo ajustada. Apesar de todos os perigos e dificuldades, estamos tentando fornecer aos consumidores locais os bens mais necessários, mesmo nos territórios recém-libertados. “A restauração completa das instalações da cooperativa só é possível depois da guerra. Faremos tudo para restaurar o trabalho de todas as cooperativas que foram destruídas”, disse Gorokhovsky.
“Ao mesmo tempo, o processo de formação e formação de especialistas qualificados em instituições educacionais cooperativas para várias esferas da economia do país não parou. As instituições educacionais de zonas de guerra foram realocadas para regiões mais seguras e continuam seu trabalho lá. do país, em 2022 houve um aumento positivo no ingresso de estudantes em universidades, institutos e colégios cooperativos.”
Fundo de caridade
No espírito do Princípio Cooperativo nº 6 – Cooperação entre as cooperativas, o Conselho de Administração da COOP Ucrânia criou um fundo de caridade para receber ajuda internacional para as cooperativas afetadas na Ucrânia. Um novo regulamento foi criado para garantir a transparência no processo que garantirá que os fundos sejam alocados aos cooperadores ucranianos. Uma comissão especial também foi criada para analisar todas as solicitações e pedidos de financiamento e apoio.
No ano passado, os fundos foram distribuídos à União das Sociedades de Consumidores da região de Mykolaiv a pedido deles. Hoje, a COOP Ucrânia está trabalhando para atender aos pedidos de apoio dos sindicatos das sociedades de consumidores das regiões de Kherson, Zhytomyr, Chernihiv e Sumy.
O papel da identidade cooperativa
O ano passado mostrou que a identidade é muito importante, inclusive em escala geopolítica. Gorokhovskyi enfatizou que o trabalho da COOP Ucrânia durante a guerra e os esforços para obter apoio e não perder a esperança se baseiam exclusivamente nos princípios cooperativos.
“Nosso sistema sempre funcionou como uma única família e, durante a guerra, os princípios cooperativos nos ajudaram a não nos perdermos diante do medo, a sermos resistentes aos desafios e ameaças. Não desistimos, mantivemos contato, buscamos saídas para várias situações, nos ajudamos e acreditamos na vitória”, afirma.
COMO AJUDAR:
Para transferir fundos em EURO:
Nome da empresa: Ucraniano Central Union of Consumer Societies
Código IBAN: UA423052990000026002016718688
Nome do Banco: JSC CB “PRIVATBANK”, 1D HRUSHEVSKOHO STR., KYIV, 01001, UCRÂNIA
Código SWIFT do banco: PBANUA2X
Endereço da empresa: UA 01601 , Kyiv, Khreshchatyk street, 7/11
Para transferir fundos em USD:
Nome da empresa: Ucraniano Central Union of Consumer Societies
Código IBAN: UA833052990000026007046709792
Nome do Banco: JSC CB “PRIVATBANK”, 1D HRUSHEVSKOHO STR., KYIV, 01001, UKRAINE
Bank Código SWIFT: PBANUA2X
Endereço da empresa: UA 01601, Kyiv, rua Khreshchatyk, 7/11
Fonte: ICA Coop