A Aliança Cooperativa Internacional ( ACI ) começou a colaborar com as Nações Unidas num roteiro para o Ano Internacional das Cooperativas do próximo ano.
Como parte disto, o diretor-geral da ACI, Jeroen Douglas, e o diretor de política, Joseph Njuguna, reuniram-se com representantes da ONU na sede da organização em Nova Iorque, de 29 a 30 de janeiro.
Durante a visita, Douglas e Njuguna reuniram-se com o chefe da Secção de Perspectiva Social sobre o Desenvolvimento, Wenyan Yang, o coordenador de questões cooperativas do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU (Undesa), Andrew Allimadi; e o conselheiro da Missão Permanente da Mongólia junto à ONU, Ulziibaaya Vangasuren, que trabalhará em colaboração para planejar os eventos para o próximo ano.
Eles propuseram o lançamento do ano durante a Conferência Global da ACI agendada para 25 a 30 de novembro de 2024.
As conversas exploraram potenciais objectivos prioritários, temas e slogans para o ano. Embora o tema, o logotipo e o cronograma do ano sejam definidos pela ONU, a ACI permanecerá em contato durante este processo.
Em Dezembro, a Assembleia Geral da ONU adoptou uma resolução sobre as cooperativas no desenvolvimento social que apelava à proclamação de outro Ano Internacional das Cooperativas em 2025.
O texto incentiva a ONU, os seus Estados-membros e todas as outras partes interessadas relevantes a aproveitarem o Ano Internacional das Cooperativas como forma de promover as cooperativas e de aumentar a consciencialização sobre o seu contributo para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e para a situação social e social global. desenvolvimento Econômico.
Sugere também que os governos prestem atenção ao relatório do secretário-geral da ONU de 2023 sobre as cooperativas no desenvolvimento social para fortalecer o ecossistema empreendedor das cooperativas como empresas empresariais sustentáveis e bem-sucedidas.
Fonte: Coop News