No dia 11 de agosto, o mundo celebrou o Dia Internacional da Juventude sob o tema Solidariedade intergeracional: Criando um mundo para todas as idades , com o objetivo de ampliar a mensagem de que é necessário agir em todas as gerações para alcançar os ODS e não deixar ninguém para trás. O Comitê de Jovens da ACI lembra que as cooperativas são um movimento democrático e bem-sucedido do qual muito pode ser aprendido para enfrentar melhor alguns dos principais desafios que enfrentamos como humanidade e construir um mundo mais justo e equitativo.
“As cooperativas são uma ferramenta testada para gerar empoderamento econômico, desenvolvimento social, trabalho decente, apoio mútuo e autonomia no trabalho para os jovens , ao mesmo tempo em que aumentam sua voz na sociedade, como já afirmado no Relatório Mundial da Juventude das Nações Unidas . Como dissemos recentemente durante o Dia Internacional das Cooperativas, um mundo diferente não só é possível, como já o estamos construindo. Uma economia centrada no ser humano gerida democraticamente, enraizada nos territórios e que se preocupa com as pessoas e com o planeta. Este é o mundo que queremos e que estamos construindo como cooperadores”, disse Ana Aguirre, Representante da Rede Global de Jovens da ACI.
Assista à mensagem em vídeo de Ana Aguirre para saber mais:
Mais informações sobre o Dia Internacional da Juventude na página da ONU dedicada aqui
O que é a Rede Jovem da ACI?
A Rede Cooperativa de Jovens representa jovens interessados em cooperativas e cooperação, conecta os jovens criando espaços de reflexão, discussão e formação e aconselha os jovens facilitando oportunidades para promover tempo e espaço para reflexão, discussão, intercâmbio, pesquisa e formação.
Saiba mais sobre a Rede de Jovens da ACI aqui.
Fonte: ACI