A tecnologia tem uma influência profunda e diária em nossas vidas pessoais e profissionais, que se acentuou durante a pandemia do COVID-19 como resultado das medidas de distanciamento social. É por isso que a integração digital é tão importante para aproveitar ao máximo as oportunidades pessoais, sociais e profissionais. No entanto, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (ITU), em 2022 apenas 63% das mulheres usaram a Internet, em comparação com 69% dos homens. Essa lacuna digital de gênero é ainda maior nos países de renda mais baixa.
Sob o tema “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, o Dia Internacional da Mulher 2023 será dedicado à importância de uma transformação digital que empodere mulheres e meninas e as trata como agentes de mudança e desenvolvimento.
As cooperativas são pioneiras na luta contra os preconceitos e a desigualdade digital de gênero. Os valores e princípios cooperativos fornecem uma base sólida para gerar debates e mudanças cruciais para combater essa desigualdade.
O Comitê de Igualdade de Gênero da ICA aspira alcançar a plena inclusão e participação de mulheres e meninas no mundo da inovação e tecnologia. Como sociedade, não podemos desperdiçar o talento, as ideias e as habilidades de metade da população. Continuaremos trabalhando para que nossas meninas queiram tanto quanto nossos meninos serem matemáticas, desenvolvedoras de software ou engenheiros agrônomos. Os valores e princípios nos quais o movimento cooperativo está enraizado o tornam o espaço ideal para superar a lacuna digital de gênero e construir comunidades sustentáveis, inclusivas e empoderadas.
(DECLARAÇÃO COMPLETA ABAIXO)
Assista ao vídeo do Comitê de Igualdade de Gênero da ACI aqui .
Descubra histórias de cooperativas que ajudam a diminuir a diferença de gênero digital aqui .
Fonte: ICA Coop