As Cooperativas Agro-alimentarias promoverão o consumo sustentável e local de produtos agro-alimentares de Castilla-La Mancha com o lançamento de um mapa interativo que permitirá aos consumidores localizar as centenas de cooperativas da região que possuem pontos em suas instalações de venda onde oferecer seus produtos. Um mapa que é complementado por um catálogo, também interativo, no qual os consumidores poderão conhecer alguns dos produtos agroalimentares produzidos pelas diferentes cooperativas da região.
O Diretor Geral de Cooperativas Agroalimentares, Juan Miguel del Real; O diretor geral de Consumo e Agenda 2030 da JCCM, Ramón Lara, e o delegado provincial para o Desenvolvimento Sustentável em Albacete, Llanos Valero, apresentaram esta sexta-feira, na Delegação da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha em Albacete, esta iniciativa que visa informar os consumidores sobre os diferentes produtos agroalimentares produzidos pelas cooperativas de Castilla-La Mancha.
Um mapa que pode ser acessado através do site das Cooperativas Agro-alimentarias Castilla-La Mancha e graças a este recurso será possível localizar as diferentes lojas cooperativas que existem na região, os principais produtos que cada uma delas fabrica, bem como como acessar suas lojas online onde você pode comprar seus produtos.
Além disso, paralelamente a este mapa interativo, foi criado um catálogo para consultar os principais produtos produzidos pelas cooperativas agroalimentares da região, bem como uma breve descrição dos mesmos.
O diretor da organização, Juan Miguel del Real, destacou o importante trabalho realizado pelas lojas cooperativas de Castilla-La Mancha para aproximar os produtos locais dos consumidores, com excelente qualidade, garantia de origem autêntica e preços razoáveis. moderado.
Nesse sentido, valorizou o papel fundamental que desempenham as cooperativas agroalimentares na estruturação do meio rural de Castilla-La Mancha, já que contribuem para fixar a população e gerar riqueza. “Em muitos casos, a cooperativa do município é a única empresa que existe e o trabalho que realizam é de extrema importância para evitar o temido despovoamento”, afirmou.
Da mesma forma, expressou a relevância e o peso socioeconômico da indústria agroalimentar em Castilla-La Mancha, que representa quase 18% do PIB, dos quais 8% correspondem às cooperativas agroalimentares, sendo líderes em setores produtivos como o vinho , a oliveira, o cereal e a hortofrutícola, mantendo a diversidade de produções e o valor paisagístico que a nossa agricultura aporta em toda a região.
“Valorizemos os produtos que advêm do trabalho dos nossos cooperados e do bom trabalho dos nossos cooperados, que, mantendo a sua atividade no território, dão oportunidade aos jovens de permanecerem no seu município, produzindo alimentos para a sociedade e cuidando de um ambiente privilegiado que, assim, pode ser preservado para nossas futuras gerações desfrutarem”, concluiu o responsável pela organização da cooperativa.
Por sua vez, o diretor geral da Agenda e Consumo 2030 felicitou as Cooperativas Agroalimentares pelo lançamento deste projeto que, sem dúvida, favorecerá a venda direta e o consumo local entre os consumidores castelhanos-manchados. “Uma iniciativa que vai significar um avanço na nossa promoção da economia social, bem como incentivar a comercialização de produtos locais de qualidade comprovada”.
“Sabemos que a informação que podemos oferecer sobre produtos de qualidade é uma forma de proteger os interesses dos consumidores, pois conhecer e reconhecer as características dos nossos vinhos, azeites, alhos, cogumelos, queijos e outros alimentos da nossa Terra contribui, para em grande medida, para facilitar a decisão de compra de forma consciente, ao mesmo tempo em que fortalece a produção local e favorece o desenvolvimento de nossos municípios”, acrescentou Lara.
Por último, o director-geral recordou que no passado mês de Março o Ministério do Desenvolvimento Sustentável atribuiu às Cooperativas Agroalimentares o Distintivo de Melhores Práticas de Consumo, em reconhecimento das suas iniciativas cooperativas no domínio do consumo local e sustentável, entre as quais se destaca a concepção e divulgação de este projeto.
Fonte: Agronews Castilla & León