A International Cooperative and Mutual Insurance Federation ( ICMIF ) publicou a última edição de seu relatório anual Global Mutual Market Share , que mostra que mais de 4.400 seguradoras mútuas subscreveram coletivamente US$ 1,42 trilhão (£ 1,12 trilhão) em prêmios de seguro em 2021. O relatório analisa o prêmio renda, ativos, investimentos, número de funcionários e número de membros/segurados de seguradoras mútuas e cooperativas em 79 países e territórios em 2021.
Além desses números, o estudo também apresenta uma série de estudos de caso de organizações membros que visam mostrar como os membros do ICMIF apoiaram os segurados membros, comunidades locais e até serviços médicos/de emergência, mantendo a resiliência durante a pandemia de Covid-19.
Segundo o relatório, a quota de mercado das seguradoras mútuas e cooperativas foi de 26,2% em 2021 (2020: 26,4%). O número é maior (30,1% em 2021) se for excluída a China, o segundo maior mercado de seguros do mundo com penetração mútua insignificante (0,2% de participação no mercado).
Os países com os maiores mercados de seguros em termos de participação mútua/cooperativa são Holanda (59,4%), Finlândia (56,7%), França (52,6%), Noruega (50,0%), Suécia (49,0%), Eslováquia ( 48,7%), Dinamarca (47,0%), Espanha (46,9%), Alemanha (46,0%) e EUA (40,8%). No outro extremo do espectro estavam Indonésia, Israel, Islândia, Paquistão, Bangladesh e Chipre, onde nenhum negócio mútuo foi registrado para o setor de seguros. O relatório é baseado em dados de 79 países, 73 dos quais possuem um setor de seguro mútuo.
Os seguros mútuos e cooperativos representavam mais de 25% do mercado nacional em 19 países. As seguradoras mútuas em 58% dos países incluídos neste relatório experimentaram um crescimento em sua participação no mercado nacional entre 2011 e 2021.
Rob Wesseling, presidente e CEO da Co-operators (Canadá) e presidente da ICMIF, disse: “O desempenho positivo do modelo de seguro mútuo e cooperativo se reflete em sua receita de prêmios, que atingiu um recorde histórico de US$ 1,4 trilhão em 2021, com crescimento anual positivo em 12 dos 14 anos desde 2007.
“O sucesso do modelo apoia o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, promovendo a coesão social e o desenvolvimento da comunidade, incentivando a participação dos membros na tomada de decisões, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de emprego para 1,1 milhão de pessoas em todo o mundo em 2021.”
Shaun Tarbuck, executivo-chefe da ICMIF, disse: “A ICMIF tem o prazer de publicar a última edição de sua abrangente pesquisa Global Mutual Market Share. A edição de 2023 fornece uma atualização muito procurada sobre o tamanho e a relevância do setor global de seguros mútuos e cooperativos e mostra como o mercado mútuo/cooperativo foi resiliente ao longo da pandemia de Covid-19.”
Ele acrescentou que os estudos de caso dos membros do ICMIF incluídos no relatório “realmente demonstram o impacto social e comunitário do modelo de negócio mútuo/cooperativo, especialmente em tempos de crise”.
“No contexto de muitos outros desafios globais enfrentados em todo o mundo, continuaremos a relatar o desempenho da mútua/cooperativa global e como o setor continua a apoiar os segurados, comunidades e sociedades de uma forma que se diferencie do restante do mercado de seguros.”
Fonte: Coop News