O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estima que mais 71 milhões de pessoas em todo o mundo estão sendo empurradas para a pobreza. Os países mais afetados incluem Armênia e Uzbequistão na Ásia Central; Burkina Faso, Gana, Quênia, Ruanda e Sudão na África Subsaariana; Haiti na América Latina; e Paquistão e Sri Lanka no sul da Ásia.
E uma pesquisa de maio da Ipsos para o Fórum Econômico Mundial descobriu que uma em cada quatro pessoas com dificuldades financeiras em 11 países desenvolvidos.
As cooperativas estão se intensificando para ajudar a amortecer o golpe – e elas têm várias ferramentas à sua disposição, de bônus de equipe a controles de preços.
Na Itália, onde a inflação atingiu 8,4%, a cooperativa de consumidores Nova está alocando um bônus de € 200 (£ 174) para 5.000 funcionários. A NovaAeg, empresa do setor elétrico e de gás detida pela Nova Coop, alargou este bónus aos seus colaboradores.
Enquanto isso, a varejista norueguesa Coop está introduzindo um teto de preço em 200 produtos de uso diário para o resto do ano, mantendo-os no nível atual ou inferior.
“Em um momento de forte inflação, a Coop, de propriedade do consumidor, tem a responsabilidade de ajudar a manter o poder de compra dos noruegueses”, disse Håvard Jensen, diretor da rede iCoop Norway. “Quando nossos fornecedores aumentaram drasticamente nossos preços de compra a partir de 1º de julho, retivemos partes do aumento de preço do consumidor. Agora estamos contribuindo ainda mais para conter a inflação, introduzindo limites de preços”.
A medida também vale para as redes de descontos Extra e Obs!, a rede de supermercados Coop Mega e as lojas de conveniência Coop Prix, Coop Marked e Matkroken.
“Usamos nossa visão exclusiva do cliente para selecionar 200 produtos populares do dia a dia, entre outras coisas, frutas e legumes, produtos frescos, jantar e frios”, acrescentou Jensen. “A lista inclui marcas próprias da Coop e marcas de nossos fornecedores.”
Uma iniciativa semelhante foi realizada pela cooperativa de varejo NTUC Fairprice em Cingapura, que forneceu um desconto especial no Pasar Fresh Eggs (30s) em abril. Entre 25 de maio e 1 de junho, o grupo também ofereceu um desconto especial de 10% para quatro produtos populares de óleo de cozinha por uma semana. A varejista anunciou recentemente uma estrutura salarial para ajudar a aumentar os salários dos trabalhadores .
No Reino Unido, onde a inflação atingiu sua taxa mais alta em 40 anos, um em cada sete adultos diz que não pode comer todos os dias – um aumento de 57% desde janeiro.
Os varejistas John Lewis e Waitrose, que pertencem à John Lewis Partnership, de propriedade dos funcionários, estão oferecendo comida gratuita a todos os parceiros e trabalhadores temporários de 3 de outubro a 6 de janeiro para ajudar no custo de vida. As duas empresas oferecerão aos funcionários que trabalham em um turno de quatro horas uma refeição gratuita – café da manhã, almoço ou jantar – dependendo da hora do dia.
Quem trabalha em turno de oito horas pode optar por duas refeições. As refeições oferecidas variam de acordo com o tipo de atividade realizada e o local de trabalho. Aqueles que trabalham em lojas maiores, matrizes e centros de distribuição terão suas refeições em cantinas. Os caminhoneiros de longa distância encomendavam almoços embalados antecipadamente e os funcionários de lojas de conveniência menores recebiam sanduíches ou saladas.
Algumas cooperativas e mútuas estão fazendo pagamentos diretos para ajudar seus trabalhadores. A Nationwide Building Society está dando a mais de 11.000 funcionários que ganham £ 35.000 ou menos por ano um pagamento único de £ 1.200. Também introduziu um aumento salarial de 4,5% para todos os funcionários no início deste ano e aumentou os salários-base de 4.000 de seus trabalhadores mais mal pagos em cerca de 5% no final de março.
Além de fornecer apoio financeiro, a Nationwide oferecerá treinamento sobre custo de vida para todos os funcionários da linha de frente.
A CEO Debbie Crosbie disse: “Os próximos meses serão preocupantes para muitas pessoas e estamos sempre considerando novas maneiras de ajudar nossos membros. Mas o aumento dos preços também afeta nossos colegas e é por isso que estamos fornecendo esse suporte adicional.”
Outras cooperativas estão fazendo a diferença ao apoiar comunidades vulneráveis. A Co-op Holidays, que faz parte do Co-op Travel Group dos Midcounties, está trabalhando com a instituição de caridade Go Beyond para permitir que crianças vulneráveis de todo o Reino Unido tenham uma escapadela. No ano passado, a iniciativa beneficiou mais de 760 crianças de 8 a 15 anos, que enfrentam sérios desafios em suas vidas cotidianas, como luto, abuso, bullying, pobreza ou ser cuidador de entes queridos. As pausas incluem uma mistura de estadias residenciais e visitas diurnas, onde as crianças podem ter novas experiências, aprender habilidades ou fazer novos amigos gratuitamente.
A Co-op Holidays também está doando £ 1 por passageiro para a instituição de caridade para cada pacote de férias reservado. No ano passado, o grupo de viagens fez uma doação de £ 50.000 para ajudar a compensar qualquer impacto da pandemia de coronavírus das doações de reservas de férias.
A Co-op Holidays prometeu doar mais £ 50.000 para a instituição de caridade para marcar seu segundo ano de parceria.
Sara Dunham, diretora de viagens e lazer da Midcounties, disse: “Estamos entusiasmados com a parceria com a Go Beyond pelo segundo ano. Como empresa de viagens, reconhecemos o quanto uma pausa pode ser importante para sua saúde mental, por isso é ótimo poder oferecer essas escapadelas para jovens que enfrentam situações desafiadoras
todos os dias.
“Não apenas isso, mas como parte de uma cooperativa, apoiar nossas comunidades locais está no centro de tudo o que fazemos. Estamos muito orgulhosos de poder apoiar o Go Beyond graças à ajuda de nossos turistas e é ótimo ver em primeira mão como estamos ajudando os jovens a criar ‘momentos para sempre’, crescer em confiança e fazer novos amigos.”
Tais medidas ajudam, mas o mundo está nisso a longo prazo. Economistas alertam que a crise do custo de vida provavelmente durará até o segundo semestre de 2023. A NielsenIQ estima que os consumidores do Reino Unido adicionarão £ 500 adicionais aos seus gastos gerais com alimentos este ano, enquanto os dos EUA adicionarão US $ 481 ao total. conta de comida de supermercado.
De acordo com a pesquisa da NielsenIQ, as pressões externas sobre os gastos diários dos consumidores diferem em todo o mundo.
Em alguns mercados, a inflação afeta várias categorias, enquanto em outros os aumentos de preços são isolados em apenas algumas categorias.
Enquanto essas tendências continuarem, as cooperativas terão um papel cada vez mais importante a desempenhar para atender às necessidades de seus membros e ajudar as comunidades a lidar com a crise do custo de vida.
Fonte: Coop News