A CEO do Co-op Group, Shirine Khoury-Haq, lançou um relatório sobre a segurança da água em um evento paralelo da Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU em 14 de novembro.
O relatório Water Security for People & Planet destaca a abordagem do varejista para reduzir as emissões de CO2 e ajudar os produtores em países de baixa renda a se adaptarem às mudanças climáticas e à transição para a produção de baixo carbono. Também faz uma série de recomendações para comunidades, empresas e governos em torno de três temas principais: água, saneamento e higiene; escassez de água e poluição da água.
Ele pede a todos os governos que cumpram o caminho de 1,5 grau estabelecido no Acordo de Paris e se comprometam a garantir o acesso universal à água potável, saneamento e higiene, inclusive assinando a Declaração Fair Water Footprints 1.
De acordo com dados da ONU, mais de 25% da população mundial não tem acesso a um serviço de água potável administrado com segurança.
Durante o evento paralelo da COP27, Khoury-Haq descreveu algumas das iniciativas do Grupo para promover o acesso à água potável, incluindo sua parceria com a One Foundation , que começou há 15 anos e financiou mais de £ 17 milhões em projetos de água limpa, higiene e saneamento em alguns dos países mais pobres do mundo.
O Grupo doa 3 centavos de dólar por litro para a One Foundation para cada garrafa de água sem gás, com gás e com sabor da Co-op vendida. Desde 2017, metade do financiamento foi investido em comunidades de produtores Fairtrade na África subsaariana. A maior parte do restante vai para os programas prioritários da One Foundation, com 10% reservados para apoio direto de emergência por meio de parceiros do Comitê de Emergência de Desastres (DEC).
Em 2017, o Grupo uniu esforços com a organização sem fins lucrativos Water Unite , tornando-se signatário fundador do Fundo Global de Investimento para a Água (Water Unite), comprometendo-se a estender o apoio para acabar com a pobreza hídrica. O varejista contribui com 1 pence para cada litro de água de marca vendida para o fundo.
“Ao longo de nossa parceria com essas duas organizações”, disse Khoury-Haq, “a Co-op e seus parceiros de água de marca arrecadaram impressionantes £ 20 milhões e isso significa que investimos diretamente em programas de segurança hídrica em nossa própria cadeia de abastecimento. , em soluções para a falta de segurança hídrica são os principais locais de abastecimento, e somos capazes de responder a desastres para fornecer ajuda de emergência.”
Organizado pelo World Resource Institute e pela African Cities Water Adaptation Platform, o evento paralelo da COP27 lançou o African Cities Water Adaptation Fund (ACWA Fund), que visa canalizar US$ 5 bilhões para soluções urbanas de resiliência hídrica em 100 cidades africanas até 2032.
“As cidades africanas precisam estar na vanguarda de nossas prioridades de financiamento”, disse Wanjira Mathai, diretor administrativo para África e Parcerias Globais do WRI. “Nosso objetivo com o Fundo e a Plataforma ACWA é garantir que os líderes da cidade tenham uma instalação que atenda às suas necessidades.”
Fonte: CoopNews