O setor cooperativo visa enfrentar os desafios estabelecidos em 2015 pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma série de 17 objetivos globais destinados a enfrentar os desafios sociais, econômicos e ambientais.
Em todos os projetos estão sendo desenvolvidos para ajudar a alinhar políticas e práticas cooperativas com um compromisso sério com o desenvolvimento sustentável. Nos setores de seguros e habitação, isso se traduz em duas novas ferramentas para ajudar as empresas a monitorar suas atividades e tomar decisões.
A Calculadora de ODS de Seguros
Outubro do ano passado viu o lançamento da Calculadora SDG de Seguros calibrada pela ICMIF na conferência do centenário da Federação Internacional de Cooperativas e Mútuas de Seguros ( ICMIF ), realizada em Roma.
Desenvolvido pela ICMIF em parceria com o Swiss Re Institute , mede o impacto da sustentabilidade nas carteiras de seguros e operações comerciais de empresas individuais. A “estrutura de compromisso” do ICMIF permite que mútuas e cooperativas avaliem seu próprio impacto em relação a um conjunto de indicadores que refletem valores mútuos e áreas estratégicas, como prevenção de riscos, proteção e microsseguro, que oferece seguro para pessoas de baixa renda.
A nova ferramenta também apóia a estratégia corporativa e de sustentabilidade do ICMIF, disponibilizando aos membros uma medida tangível de seus esforços, ao mesmo tempo em que identifica as principais áreas de desenvolvimento. Ao usá-lo, os membros do ICMIF podem medir seu impacto em relação a 49 indicadores ODS relevantes para seguros (“iSDGs”) e medir e acompanhar facilmente seu progresso em relação aos indicadores, 17 ODS e a pontuação geral da empresa.
Depois que um exercício de pontuação é concluído por um membro e as oportunidades de melhoria potencial são identificadas, os membros podem aproveitar a rede ICMIF para compartilhar as melhores práticas e desenvolver suas próprias estratégias de ODS enquanto trabalham em direção a um futuro sustentável.
A Calculadora de ODS de Seguros calibrada pela Icmif foi cocriada e testada por e com membros da ICMIF para garantir que leva em consideração a diferença mútua, como destacar a maneira como as mútuas e cooperativas colocam as necessidades de seus funcionários e membros/segurados primeiro. É visto como um primeiro passo para medir o impacto da sustentabilidade do seguro dos membros e continuar a aumentar a força do setor na comunidade global de seguros.
“É o primeiro modelo a medir os ODS e é uma ferramenta pioneira de medição de impacto para subscrição que pode garantir o futuro das empresas de seguros”, diz o diretor executivo da ICMIF, Shaun Tarbuck. “Não apenas isso, se incorporado às estratégias de subscrição das seguradoras, dará a elas uma vantagem comercial sustentável e alinhada ao Acordo de Paris.”
Após seu lançamento no ano passado, vários membros do Icmif se inscreveram para implementar a ferramenta no primeiro trimestre de 2023. “Quanto mais membros concluírem a Calculadora de SDG de seguros calibrada pelo ICMIF, mais impacto teremos coletivamente”, acrescenta Tarbuck.
Habitação liderada pela comunidade
O kit de ferramentas Wayshaper visa ajudar a simplificar, acelerar e apoiar o processo ao desenvolver um modelo de grupo habitacional liderado pela comunidade. Ele fornece uma maneira para os grupos explorarem as necessidades e preferências de seus membros, mapearem prioridades, explorarem opções e tomarem decisões.
Foi desenvolvido pela Confederação de Habitação Cooperativa (CCH), que agora está ampliando o kit de ferramentas para se concentrar mais nos ODS. A nova iniciativa também incluirá um elemento ‘calculadora’.
O diretor da CCH, Blase Lambert, que liderou um workshop sobre o kit de ferramentas na Co-op Retail Conference em março, tem sido um dos principais participantes no setor de habitação cooperativa e liderada pela comunidade do Reino Unido por mais de 25 anos. Ele também é tesoureiro da Co-operative Housing International (CHI) e representante setorial no conselho da International Co-operative Alliance (ICA).
“Em 2019, o ICA criou um projeto para os setores para focar nos objetivos de desenvolvimento sustentável e como eles eram aplicáveis a cada setor individualmente globalmente”, diz ele.
“A CHI fez um trabalho entre 2020 e 2021 para desenvolver metas, marcos e narrativas específicas em torno dos ODS relevantes para o setor habitacional. Queríamos muito torná-los o pilar central de nossa conferência anual nos últimos dois anos e, portanto, o que estamos procurando fazer é criar um elemento adicional de nosso produto Wayshaper que se concentre especificamente nos ODS.”
Para esse fim, um kit de ferramentas de sustentabilidade está sendo projetado como uma extensão do pacote de recursos Wayshaper para ajudar os membros a cumprir todos os ODS para o setor habitacional, que foram traduzidos pelo órgão setorial Cooperative Housing International em marcos, metas e estruturas de relatórios.
“Enquanto o Wayshaper analisa questões como questões legais e de governança, que tipo de casas, quem é o dono da terra, etc., este novo produto trata principalmente de como as organizações atendem às metas dos ODS?” acrescenta Lambert.
O CCH tem uma equipe de pessoas atualmente trabalhando no kit de ferramentas, que Lambert descreve como um ‘parafuso’ para o Wayshaper, que será lançado na preparação para sua conferência em outubro.
O kit de ferramentas terá três pontos de foco: organização (elementos dos ODS sobre organização e forma organizacional, como igualdade de gênero e igualdade mais ampla); o ambiente construído (tecido de construção, materiais e a forma como as propriedades desenvolvem resíduos e sistemas de resíduos); e a vivência (como as pessoas ocupam e vivem nos bens e casas que a cooperativa habitacional possui, bem como se estrutura do ponto de vista organizacional e como vivem em comunidade).
Cada área está vinculada a uma meta ODS específica em linha com o trabalho realizado pela Co-op Housing International.
“Sentimos que os três elementos resumem como o produto habitacional funciona com os ODS”, diz Lambert, acrescentando que, para os propósitos deste kit de ferramentas, as metas foram filtradas para 15.
“Existe um elemento de calculadora, mas o kit de ferramentas é muito mais do que isso. Fundamentalmente, é como um baralho de cartas. Cada um – ou seja, o ambiente construído – tem uma opção e há um código QR com link para uma página da web dedicada. Cada um dos cartões tem o elemento calculadora relacionado a ele, que mostra a relação custo-benefício do carbono, custos relativos e interrupção.
“Só na área de ambiente construído são 70 opções então é muito significativo. Você acaba com um plano para propriedades residenciais em termos do que os membros podem pagar de acordo com as prioridades relevantes. O que o kit de ferramentas está tentando fazer é permitir que as pessoas considerem todas as escolhas relevantes que podem fazer.”
A Confederação de Habitação Cooperativa também lançou um serviço de consultoria em reforma e sustentabilidade para seus membros, fornecendo aconselhamento e orientação às cooperativas de habitação membros sobre a atualização do estoque de propriedades residenciais para atender às metas de zero líquido de 2030 e 2035. O primeiro consórcio de cooperativas para o fundo de descarbonização habitacional do governo também acaba de ser garantido e, à medida que o impulso em torno da sustentabilidade aumenta significativamente, Lambert está esperançoso quanto ao futuro e também ansioso para acompanhar seu discurso de sustentabilidade na conferência de varejo com outro em Co -op Congresso este mês (16-17 de junho).
“Trata-se de despertar interesse e abrir nossos membros e sociedades a novas ideias, seja sobre pensar que o que dizemos soa realmente interessante ou como podemos aproveitar isso para nossas necessidades específicas. O importante é que todos tenham uma abordagem voltada para o futuro em relação à sustentabilidade. Se pudermos ajudar a desencadear isso, seria bom. É sobre como você cria mudanças, não apenas apresentando uma série de estatísticas, é muito mais sobre a jornada e como você faz isso, e como certas escolhas impactam outras escolhas.”
Fonte: Coop News